Urussanga – Município foi escolhido pelo prêmio Brasil Sorridente como uma das cidades do país com o melhor desempenho em saúde bucal. Em Santa Catarina foi classificado em primeiro lugar, na categoria município com até 50 mil habitantes para concorrer ao prêmio em nível nacional. O prêmio é concedido anualmente para os municípios brasileiros que se destacaram na implantação de políticas públicas em saúde bucal. Até o dia 28 de fevereiro de cada ano os Conselhos Regionais de Odontologia escolhem os que melhor se destacam em cada Estado. De acordo com o secretário de saúde Luiz Antônio Fabro a cidade possui 10 dentistas que atendem em todos os ESF’s de Urussanga, e cinco equipes que garantem 100% de cobertura no atendimento aos munícipes.
Segundo ele, a pesquisa mostra que Urussanga tem o menor índice epidemiológico de cárie dentária em escolares de até 12 anos, obtido de acordo com as normas da Organização Mundial de Saúde. Para chegar a esta marca a saúde do município apresentou um relatório que divulga que a cada três meses são distribuídos kits com escova, creme e fio dental para todos os municípios de até 14 anos. E inclusive, são realizadas palestras, aplicação de flúor e atendimento prioritário aos escolares.
Conforme informações do coordenador da equipe de saúde bucal André Zavarise atender bem a comunidade não é a única maneira adotada para garantir o bom atendimento em Urussanga. Segundo ele, as profissionais responsáveis em auxiliar os dentistas foram beneficiadas com um curso técnico em higiene bucal. “Além disso, estamos iniciando um trabalho com as gestantes, onde o enfoque preventivo está voltado para a saúde bucal do bebê”, concluiu.
O prêmio avalia no geral as cidades com até 50 mil habitantes, com um número entre 50 e 300 mil e também os municípios com mais de 300 mil habitantes. Os classificados receberão um consultório. Do segundo ao quinto lugar o prêmio será uma placa alusiva e aos demais participantes receberão um diploma.
AI/Redação 24 Horas
