Joinville – A Petrobras Distribuidora inaugurou na quinta-feira (5/8/10) a primeira unidade do projeto de inclusão social Cidadão Capaz em Santa Catarina. Joinville foi a cidade escolhida para abrigar o posto de serviços que empregará até oito profissionais com deficiência, trabalhando nos serviços de pista (abastecimento, calibragem e lavagem) e na área administrativa (loja de conveniência BR Mania).
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Carlito Merss e de diretores da Petrobras Distribuidora. A unidade fica na avenida Marques de Olinda, 3.700.
Para receber esses profissionais, as instalações são adaptadas, não só vestiários e sanitários. O espaço entre as ilhas de abastecimento e o ponto de parada dos veículos é bem sinalizado e mais amplo para permitir a passagem de cadeiras de roda. Guarda-corpos em áreas estratégicas protegem o livre trânsito de funcionários e consumidores.
O Projeto Cidadão Capaz teve início em setembro de 2002 e, desde então, promove a adaptação de postos Petrobras às condições necessárias para que pessoas com deficiência possam ser empregadas na rede. Integra o Programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras, seguindo a linha de atuação “Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho”.
Dos quinze postos integrantes do projeto, seis ficam em São Paulo (em Sorocaba, Franca, Valinhos, Santos, Bauru e Marília) e três no Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas). Os demais operam no Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Belém (PA), Maringá (PR), no Distrito Federal e, agora, em Joinville (SC). No total, empregam 38 trabalhadores com deficiência.
Joinville Cidade Acessível
Desde o mês passado, Joinville é um dos seis municípios do Brasil que integram o projeto “Cidade Acessível é Direitos Humanos” da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos. Já está em funcionamento o Comitê Gestor de Acessibilidade, com foco em três eixos de trabalho: educação inclusiva, marco legal e mobilidade urbana. As ações são desenvolvidas em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comde) e o apoio da Secretaria de Assistência Social.
Os Integrantes do Comitê Gestor foram capacitados com o Curso de Qualificação em Acessibilidade, ministrado pelo Arquiteto Mário Cezar da Silveira, que palestrou sobre a responsabilidade e o compromisso do Município frente ao Projeto Cidade Acessível é Direitos Humanos
UNOPress