Turismo Rural e Suas Potencialidades

Bandeirante – Palestras sobre “Turismo Rural e Suas Potencialidades” foram apresentadas no centro de múltiplo uso do município de Bandeirante. Uma delas, a cargo do professor e consultor Nestor Luiz Breda e outra pelos extensionistas da Epagri local, José Clóvis Moreira e Francisca Freiberger, que apresentaram uma experiência bem sucedida de turismo rural, com enfoque na produção agroecológica, localizada no município de Santa Rosa de Lima. Também foram destacadas as potencialidades de turismo de Bandeirante.

As palestras fizeram parte da programação do 3º Seminário Municipal de Meio Ambiente do município, que neste ano enfocou as potencialidades e as soluções sobre os impactos ambientais.

Participaram do encontro mais de 100 estudantes do ensino médio da escola estadual Hélio Wassum, professores, vereadores, lideranças, agricultores e técnicos. A organização foi da Epagri local em parceria com as escolas estadual e municipal, Prefeitura Municipal, Sicoob,
Polícia Ambiental e Projeto Amigos do Arroio Bandeirante.

Os participantes da palestra ficaram impressionados e entusiasmados com a possibilidade do município poder investir no turismo rural, tanto pelas potencialidades, localização geográfica e pela infraestrutura.

Bandeirante se destaca pelo mais famoso café colonial que acontece todos os anos e representa o carro chefe das potencialidades de turismo no município e na região. Todos os produtos do café colonial são oriundos das famílias rurais e isso demonstra o potencial que existe. Podemos destacar ainda a produção agroecológica de hortaliças e frutas, produção de leite a pasto e orgânico, galinhas caipira, artesanato de palha de trigo e papel artesanal, meio ambiente qualificado, agroindústrias familiares, pequenas hidrelétricas, igrejas históricas e a divisa com a fronteira.

A conclusão de todos é de que está na hora da região se envolver com o turismo, aproveitando as potencialidades e criar um projeto regional como já vem se discutindo que é o “Projeto Caminhos da Fronteira”. “Ao contrário de que muitos pensam, turismo gera emprego e renda para as famílias e move a economia do município e região. São as coisas simples, mas com conforto que o turista busca e essas características temos aqui”, garante o extensionista da Epagri de Bandeirante, José Clóvis Moreira.

ai/UNO

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *