Tubarão – O município de Tubarão estará representado no 1º Salão de Turismo – Roteiros de Santa Catarina e 3º Festival de Integração Multicultural Catarinense (FIMC), que acontecem a partir desta segunda-feira (22) até o dia 27, em Florianópolis.
A abertura oficial acontece às 20 horas da segunda-feira, no Centro de Convenções Centrosul, com a presença do Ministro do Turismo, Luiz Barretto. O Salão de Turismo funciona como uma vitrine do turismo no estado, divulgando os principais roteiros e atrativos das dez regiões turísticas catarinenses, além de ser um espaço permanente de conhecimento sobre a atividade econômica que já representa 13% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
No local do evento, o público poderá conferir estandes de promoção e comercialização de produtos e roteiros turísticos, atrações culturais, palestras e workshops programados pelo Núcleo de Conhecimento do Salão Catarinense de Turismo e voltados para viajantes, profissionais do setor, empresários, jornalistas especializados, estudantes e especialistas em turismo.
Quem visitar o Centrosul neste período também terá acesso ao Festival da Integração Multicultural – FIMC. Em sua terceira edição, o Festival exibe a cultura e as tradições das regiões turísticas de Santa Catarina, reproduzindo cenários, personagens e outros aspectos da origem do povo e dos costumes herdados das mais de 20 etnias européias, utilizando efeitos especiais e recursos interativos. No Espaço Cultural Catarinense, cada uma das 10 regiões turísticas do estado comercializará pratos e quitutes típicos da gastronomia que tanto atrai os turistas para o estado.
Tubarão enquadra-se na região turística da Estância de Governança Encantos do Sul, região esta composta por 30 municípios. O turismólogo da prefeitura, Ramon Fernandes de Jesus, estará presente no estande Encantos do Sul, falando para os visitantes sobre as atrações turísticas de Tubarão. “Nossa cidade tem potencial para a prática do turismo em diversos segmentos, como o turismo de aventura, compras, cultural, rural, termal e ferroviário, Junta-se a isso, a posição geográfica estratégica (serra/mar). Com o término da duplicação da BR-101 e a construção do aeroporto regional a cidade tende a tornar-se um forte captador de grandes eventos, fortalecendo ainda mais o turismo”, destaca Ramon.
Para o secretário municipal de Indústria e Comércio, Estener Soratto da Silva Júnior a participação na feira é importantíssima para o desenvolvimento da Indústria do Turismo em Tubarão. “Precisamos que o turismo traga mais riqueza, gere empregos e torne as empresas desse setor muito mais forte” afirma.
