Tubarão – O público de Tubarão já pode conferir no Centro Municipal de Cultura (CMC) o trabalho de um dos mais talentos artistas brasileiros da atualidade. A exposição “Só Lâmina”, do renomado artista plástico Nuno Ramos, foi aberta na quarta-feira (24) e permanece até o dia 31 de março, no CMC.
“Só Lâmina” faz parte da intensa pesquisa que Nuno Ramos vem desenvolvendo desde os anos 80 a respeito das possibilidades que existem para a superfície bidimensional da tela. A série de onze desenhos criada especialmente para o Sesc, promotor da mostra, traz encravada a poesia de João Cabral de Melo Neto. Como já tinha feito com Drummond e Bandeira, Nuno mais uma vez reconhece a forte atração que sente pelo literário e o modo como este empolga sua imaginação plástica e utiliza literalmente da faca poética de “Uma Faca Só Lâmina”, de João Cabral.
Na abertura da exposição, na noite da última quarta-feira (24), o público pode participar de uma mesa redonda com a diretora, atriz de teatro e também curadora artística Silvana Silva de Souza e com Douglas Köning de Oliveira.
O artista – Nuno Ramos faz parte de uma geração de artistas surgida nos anos 80. Formou com um grupo, o Ateliê Casa 7, que se tornou uma referência importante do período, em São Paulo. Sua pintura logo atraiu a atenção pela dimensão e massa de matérias que utilizava em quadros grandes e pesados. Dimensão e peso ainda são propriedades que caracterizam seus trabalhos – desenhos, esculturas, instalações, que têm em si algo de monumental.
Seu trabalho mais emblemático é uma obra inspirada no massacre dos presos do Presídio do Carandiru (São Paulo), apresentada na Bienal Brasil Século XX, em 1994. No ano seguinte, participou da 46ª Bienal de Veneza, e deste então seu trabalho tem sido visto em importantes mostras individuais e coletivas.
A mostra “Só Lâmina”, é uma promoção do SESC em parceria com a secretaria municipal de Cultura, Esporte e Turismo e pode ser visitada de segunda à sexta feira, das 8 às 17 horas, no CMC. Visitas monitoradas para grupos ou escolas podem ser agendadas no Centro Municipal de Cultura ou ainda pelo telefone 48 3621-9083.
O Centro Municipal de Cultura (CMC) fica na praça Walter Zumblick, centro de Tubarão.
AI/Redação 24 Horas