Turbarão – Inicia nesta segunda-feira (08), a primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Influenza A (H1N1). Até o dia 19 de março, serão vacinados apenas os trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia.
Tubarão recebeu 1,6 mil doses para imunizar este grupo. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Sandra Alves, a vacina será aplicada prioritariamente nos profissionais que atendem pessoas com síndrome respiratória aguda. “Já distribuímos as doses para todas as Unidades de Saúde com sala de vacina, Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital e Maternidade Socimed e Clínica Pró Vida. Os profissionais do Sistema Único de Saúde serão imunizados conforme cronograma preestabelecido. Já os profissionais de clínicas e laboratórios privados cadastrados, devem ir à Unidade de Saúde mais próxima para receber a dose”, explica Sandra.
Como o município recebeu uma quantidade de vacina menor que a esperada – quase a metade – serão vacinados apenas os profissionais que trabalham na linha de frente ao atendimento da pandemia. “Os demais vão receber a vacina conforme a faixa etária definida nas outras etapas”, destaca.
O secretário de Saúde, Roger Augusto, ressalta que a triagem está focalizada nos serviços que são a principal porta de entrada para atendimento aos casos de síndrome respiratória aguda. “O setor de emergência, Pronto Atendimento, profissionais da Estratégia Saúde da Família, são alguns dos serviços que preferencialmente atendem esse critério”, explica.
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE) cerca de dois milhões de pessoas deverão receber a vacina contra a H1N1, em todo o Estado. Nesta primeira fase, serão 61.187 imunizados, o equivalente a 1% da população do Estado.
Prevenção – O secretário ainda destaca que o enfrentamento da primeira onda da pandemia em 2009 se deu com várias medidas que foram efetivas para prevenção da ocorrência de casos. Portanto a vacina, nesse momento não é a única medida de redução de risco. “Precisamos começar desde agora a prevenção. Vimos em Tubarão o quanto a população se uniu para enfrentar a gripe A no ano passado, e neste não deve ser diferente. Lavar as mãos com água e sabão constantemente, evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies, usar lenço de papel descartável, proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar, manter os ambientes ventilados são algumas medidas que devemos adotar desde já”, enfatiza.
AI/Redação 24 Horas
