terça-feira, julho 22, 2025

TRE-SC mantém sentença que absolveu prefeito e vice de Ibiam

Ibiam – O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina julgou improcedente, por unanimidade, recurso do diretório do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de Ibiam e manteve a absolvição do prefeito reeleito do município, Nelson Mário Grassi (PP), e do vice, Onei Gonçalves Padilha (PDT), das acusações de abuso de poder econômico e compra de voto no pleito de 2008 por entender que não há provas suficientes. O PMDB pode recorrer da decisão, publicada no Acórdão nº 24.432, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O recurso do caso no TRESC coube à juíza Cláudia Lambert de Faria. Ao analisar a suposta compra de voto através da distribuição de combustível no município do Meio-Oeste, a relatora declarou que a acusação, baseada na rejeição das contas de campanha do prefeito, não passa de mera presunção e ressaltou que as irregularidades já foram apreciadas na análise da prestação. Como argumentos, ela citou trechos da decisão do juízo eleitoral de Tangará (47ª Zona) e de manifestação do Ministério Público Eleitoral.

A segunda acusação do diretório municipal do PMDB se tratou do uso de máquinas da Prefeitura de Ibiam em propriedades particulares. "Não ficou demonstrado que os serviços tiveram conotação eleitoral e estavam em desacordo com o teor da Lei Municipal nº 0012/1997", afirmou a juíza. Essa lei autoriza a prestação de serviços em propriedades particulares mediante pagamento – um decreto da prefeitura determina os preços.

Após citar novos trechos da decisão de primeiro grau, a relatora disse que as provas dessa acusação se mostraram frágeis e controversas. "A Procuradoria Regional Eleitoral também conclui que não restou demonstrado que os serviços teriam sido executados sem o devido pagamento, em troca de votos, bem como não se comprovou a potencialidade da suposta conduta de modo a desequilibrar o pleito", acrescentou Faria.

A juíza destacou ainda alguns apontamentos da Procuradoria, entre os quais o fato de que a Lei Municipal nº 0012/1997 autoriza o atendimento da prefeitura devido, sobretudo, à ausência de uma empresa na região de Ibiam que forneça serviços de tratores e escavadeiras para as áreas rurais a preços módicos. Dessa maneira, a relatora negou provimento ao recurso para manter a sentença de primeiro grau e o voto dela foi acompanhado pelos demais juízes.

AI/Redação 24 Horas

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...