Criciúma – Secretaria do Sistema viário iniciou nesta manhã, os trabalhos na comunidade da Vila Francesa para evitar novas enchentes no local. “Moro há 12 anos aqui e já enfrentei três enchentes. É bom vermos algumas ações sendo tomadas na nossa comunidade que estava há tempos esquecida pelo poder público”, afirma Romy de Souza Ávila, que teve seu muro derrubado na enxurrada da última semana.
Segundo o secretário, Abrahão Artur Souza, cerca de 10 homens estão limpando as bocas de lobo na comunidade. “Além desse trabalho, estamos colocando tubos de 1,50 na cabeceira da ponte da av. Luiz Lazarin, para aumentar a vazão da água”, destaca. Uma ponte de passagem para pedestres será substituída por outra de estrutura metálica. “O vão dessa ponte é pequeno e acaba assoreando o rio, contribuindo para esses problemas”, explica.
Soluções
O prefeito, Clésio Salvaro, Abrahão, e o gerente do sistema viário, Verceli Coral, estiveram reunidos em outro trecho do rio Sangão discutindo outras medidas, como o aumento da largura do rio, mudança de rotas, entre outros. “Essas são medidas paliativas, pois nos reuniremos, em breve, com a Unesc para fazermos um projeto com o intuito de evitar essas enchentes”, salientou o chefe do executivo.
Uma máquina irá realizar o desassoreamento do rio até o bairro Vila Zuleima. “Um dos fatores que percebemos, durante a margem do rio, foi o depósito indevido de lixo o que também é uma das causas que contribuem para esses alagamentos”, explica Abrahão.
Trânsito
Devido às obras a av. Luiz Lazarin, está interditada, e assim ficará até o término dos trabalhos. Placas informando os desvios estão espalhadas pela via. A intenção do governo é que os trabalhos terminem ainda hoje.
AI/Redação24Horas
