domingo, julho 6, 2025

Trabalhadoras da indústria carbonífera tem data especial no Calendário Oficial de Criciúma

 
Criciúma – O avanço tecnológico suprimiu a função desempenhada pelas mulheres na cadeia produtiva da indústria carbonífera, em meados da década de 1960, no entanto a importância do empenho das escolhedeiras de carvão jamais foi esquecida. Como tributo às responsáveis por separar o carvão ideal entre o material extraído do subsolo, Criciúma terá no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas, em 1º de Junho, Dia Municipal das Escolhedeiras de Carvão.

O ofício árduo desempenhado pelas escolhedeiras, enaltece o prefeito Márcio Búrigo, as expunham a riscos à saúde similares aos homens que cumpriam a tarefa de arrancar o carvão dos paredões no subsolo. “Em uma época que não havia as preocupações e as normatizações implementadas na atualidade nos ambientes de trabalho, sem os equipamentos de proteção individual (EPI), estas verdadeiras guerreiras trabalhavam muito para incrementar a renda das famílias. Ao emprestar a delicadeza e capricho ao ciclo do carvão, prestaram uma valiosa contribuição à cidade e merecem a homenagem”, avalia.

A proposta de criação do Dia Municipal das Escolhedeiras de Carvão partiu do vereador Edson Aurélio e recebeu aprovação no Legislativo.“Criciúma começou a se desenvolver economicamente tendo como principal atividade o carvão, que contribuiu para o povoamento e desenvolvimento social de todas as regiões onde havia minas”, destaca o parlamentar.

Um denso levantamento publicado pelo historiador e professor universitário criciumense Carlos Renato Carola resgatou a até então esquecida história das mulheres operárias da indústria carbonífera. Conforme os dados registrados no livro intitulado Das profundezas da história: as trabalhadoras das minas de carvão de Santa Catarina (Ed. UFSC, 2002), as escolhedeiras em geral eram solteiras e jovens (76% delas abaixo com até 20 anos). “Fiz este trabalho, que nasceu como uma dissertação de mestrado, para dar visibilidade a um segmento esquecido nas páginas dos livros de história. Tudo só parava nos homens e as mulheres foram tão importantes quanto os eles”, observa Carola.

Texto: João Pedro Alves
Foto: Blog Amigos de Santana
UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...