São Paulo – Uma frente fria e áreas de instabilidade causam pancadas de chuva e trovoadas desde Santa Catarina e Paraná, passando pelo Sudeste e Centro-Oeste e terminando entre o Norte e parte do Nordeste. Ou seja, a previsão é de chuvas em boa parte do Brasil nesta quinta-feira.
De acordo com os meteorologistas da Somar, entre Santa Catarina e São Paulo, o dia será completamente fechado, com chuvas constantes e temperaturas bastante baixas. Já nas demais áreas, as chuvas vêm alternadas com períodos de melhoria, o que favorece a elevação da temperatura.
Com relação ao Sudeste, o alerta vai para os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. As chuvas serão constantes e intensas, aumentando consideravelmente o risco de grandes inundações e deslizamentos. Em Cananéia, no sul do Estado paulista, por exemplo, o acumulado pode chegar a 90mm, correspondendo a um terço da média de fevereiro. Na região de Juquitiba, na Grande São Paulo, o volume poderá chegar a quase 150mm, correspondendo a mais de 75% da média de fevereiro. Em Mangaratiba, no sul do Rio de Janeiro, são esperados 120mm, correspondendo a quase 85% da média de fevereiro.
Tempo seco
No Rio Grande do Su l, nordeste de Minas Gerais, norte do Espírito Santo, sul da Bahia e em algumas pequenas partes do norte das Regiões Norte e Nordeste, o sol predomina nesta quinta-feira. A diferença é que a temperatura ficará baixa no Rio Grande do Sul e elevada nas demais áreas.
Temperaturas baixas
A grande onda de calor que tomou conta de boa parte do Brasil chega ao fim em todo o Sul e em partes de São Paulo e sul de Minas Gerais. Nesta quinta-feira a máxima varia entre 20°C e 26°C, algo que não acontecia desde dezembro ou janeiro, dependendo da localidade analisada. Em Curitiba, por exemplo, a sensação térmica chegará a 11°C, mas a temperatura mínima real será de 14°C. Em Guarapuava, também no Paraná a população deve ficar preparada para uma sensação de apenas 7°C. Aliás, estamos observando a primeira frente fria típica de outono, com antecedência de um mês para o começo da estação.
Litoral
Alerta de ventos fortes e ressacas no Sul e Sudeste. As ondas chegam a quase 3,5m de altura na costa norte do Rio Grande do Sul e quase 2,5m na costa de São Paulo; já as rajadas de vento alcançam 50km/h na costa de Santa Catarina.
Redação 24 Horas