Joinville – A Prefeitura de Joinville não vai aumentar a tarifa de ônibus neste ano. A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira (19/04) pelo prefeito Carlito Merss após reunião com os proprietários das empresas concessionárias do sistema de transporte público de Joinville.
Foram levados em consideração vários fatores, especialmente a preocupação a Prefeitura de fomentar amplo acesso ao sistema de transporte público. "Queremos um transporte público de qualidade, com uma tarifa acessível e que também ajude a melhorar a qualidade de vida da população", disse o prefeito.
A Prefeitura vai acelerar os projetos que visem reduzir pressões de custos sobre o sistema, como corredores exclusivos, otimização de linhas, combustíveis alternativos e horários. Foi fixado o calendário de atualização das tarifas do transporte público para o mês de janeiro.
Também está mantido para 2011 o cronograma de realização do processo licitatório do sistema de transporte público de Joinville.
Confira a Nota da Prefeitura sobre o assunto
Nota da Prefeitura de Joinville
Considerando o período de crescimento, estabilidade econômica e o baixo percentual inflacionário;
Considerando a transição do sistema de transporte público para um novo modelo, a ser licitado em 2011;
Considerando a importância de fomentarmos amplo acesso ao sistema de transporte público como política de mobilidade;
Considerando o compromisso com o controle social e a transparência das planilhas de custos do sistema de transporte público;
Considerando a perspectiva de aprovação do projeto de lei federal que desonera o sistema de transporte público;
A Prefeitura de Joinville decide:
1 – Fixar o calendário de atualização das tarifas do transporte público para o mês de janeiro.
2 – Contratar consultoria especializada para a formatação da planilha de custos, com base na transitoriedade do atual sistema até a conclusão do processo licitatório.
3 – Restabelecer o convênio que destina a arrecadação de tributos municipais do sistema de transporte público (ISS) para a manutenção dos terminais, abrigos e segurança das operações;
4 – Acelerar projetos que visem reduzir pressões de custos sobre o sistema, como corredores exclusivos, otimização de linhas, combustíveis alternativos e horários;
5 – Manter para 2011 o cronograma de realização do processo licitatório do sistema de transporte público de Joinville.
Fonte: Assessoria de imprensa