Criciúma – Mais de 700 crianças da rede municipal de ensino, CRAS, Casa da Criança e do Adolescente, ONG Cidadania em Ação e Projovem lotaram o teatro municipal Elias Angeloni, na tarde de hoje (13), em Criciúma. Elas participaram da primeira etapa das comemorações dos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – que contou com tarde de cultura e lazer, peça de teatro, lanche, guloseimas e brincadeiras de palhaços.
O primeiro espetáculo teve início com a peça de teatro “História de Ser Criança”, da Dueto Produções Culturais e Artísticas, de Caxias do Sul (RS). Na seqüência, os pequenos assistiram o grupo de Hip Hop Street Dance Ecktho Crew, formado por alguns facilitadores sociais do CRAS. Os eventos foram organizados pelo sistema Social de Criciúma, em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Segundo a secretária do sistema Social, Geovânia Sá, o ECA é a garantia do acesso das crianças à educação, alimentação, lazer e cultura, para que elas sejam bem tratadas. “É estudando que vocês terão um futuro promissor”, disse Geovânia aos alunos. “O evento de hoje é um espaço para o desenvolvimento da criança e do adolescente”, explicou Andréa Vieira, coordenadora do CREAS.
O estudante Antônio Porfírio, 10 anos, que não tirou os olhos da peça de teatro, adorou o evento. “Achei muito interessante. Estou gostando desse dia diferente”, disse. Para o também estudante Claudemir Júnior, 12 anos, a tarde de entretenimento foi legal. “Gostei bastante”, falou. Após os espetáculos, as crianças se divertiram num playground montado no hall do teatro.
Amanhã, no auditório do colégio Michel, será ministrada palestra a respeito do ECA (temas transversais como trabalho infantil e ato infracional). No sábado (17), na praça Nereu Ramos, ocorrerá a terceira etapa da programação, com a participação da rede que trabalha em defesa dos direitos da criança e do adolescente divulgando seus trabalhos.
Os profissionais também farão distribuição de panfletos, além de atividades recreativas para crianças e guloseimas.
AI/Redação 24 horas