Joinville – A Empreiteira Kalb vai retomar a supressão e poda da vegetação localizada na cabeceira 15, norte, do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville. A Fundação Municipal do Meio Ambiente conseguiu na manhã desta sexta-feira, dia 13, a autorização do casal proprietário da maior área de terras. Os demais moradores próximos à cabeceira não se opuseram. A empresa retomará os trabalhos neste sábado, dia 14, durante o dia todo, e voltam na segunda-feira (16).
O casal assinou um documento que autoriza o corte no local, mas que também compromete a Fundema e a empresa a deixarem a lenha no local. A comercialização será realizada conforme a decisão do proprietário. "Caso os senhores precisem de informações e documentos para a venda, a Fundação se compromete em ajudar", afirmou o advogado do órgão, Paulo Roberto da Silva.
Participaram da conversa o diretor-executivo da Fundação, Eduardo Schoroeder; o advogado Paulo Roberto da Silva; o diretor-executivo da
Secretaria de Integração, Rodrigo Thomazi; o casal Ruth Paradela e Laudonio Paradela; e um representante da empreiteira.
A Fundema ainda continua em negociação com mais 12 moradores que residem à lateral da pista, mas a poda na cabeceira norte é prioridade porque é "rampa" de pouso e decolagem.Na cabeceira 33, sul, todo o trabalho já foi executado, bem como nas áreas públicas.
Na segunda-feira (16), técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II) estarão em Joinville. "Essa vistoria foi solicitada pela Infraero", disse o gerente de operações do aeroporto, Sergio Roberto
Bachtold. E complementou: "Não é a primeira e nem última visita, mas a cidade pode ter o retorno das condições normais de operação do aeroporto, como os vôos noturnos".
Fonte : Assessoria de Imprensa
