São Miguel do Oeste – Durante a programação do V Seminário Estadual de Agroecologia, que ocorre em São Miguel, nos dias 20 e 21 de Maio, teremos na noite do dia 20, no pavilhão central do Parque Rineu Gransotto, uma palestra com entrada franca, sobre esta temática. Os palestrantes serão Elaine Azevedo, Pós-doutoranda em Nutrição e Saúde Pública (USP – São Paulo) e o Médico naturalista Altemir Berti – do Rio Grande do Sul.
Tire um tempo para você, convide seus amigos e amigas e venha participar.
A nutrição equilibrada e saudável é a base da saúde de todos os seres vivos. A nutrição humana, para ser saudável, deve ser diversificada e sem resíduos e aditivos nocivos à vida, como por exemplo, corantes artificiais e agrotóxicos.
A respeito do que estamos comendo, uma pesquisa feita ainda 2002 pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, constatou-se que de um total de 1.198 amostras de alimentos analisadas, 81,2% estavam contaminadas com resíduos de agrotóxicos, sendo que 22, 17% destas tinham índices que ultrapassavam os limites permitidos. O mais triste é que nos últimos 10 anos, incluindo o período da pesquisa, o uso de agrotóxicos cresceu cerca de 176% no país. A grande maioria dos agrotóxicos utilizados em nossa região e país, causam doenças em quem tem contato com os mesmos, quer seja no manuseio na lavoura, criação, quer seja consumindo alimentos contaminados.
Por outro lado, os alimentos cultivados e processados de acordo com os princípios da agroecologia e da agricultura orgânica, além de não terem resíduos de agrotóxicos, comprovadamente possuem qualidade nutricional altamente superior.
por Ivan José Canci – Eng. Agr. MSc. Epagri – Anchieta – Membro do Grupo Epagriano de Agroecologia
AI/Redação24Horas
