Sombrio – Representantes de escolas incluídas no Projeto Verde é Vida, executado através de parceria entre governo municipal e a Associação de Fumicultores do Brasil (Afubra), participaram nesta quarta-feira, 2 de junho, da 8ª Reunião Pedagógica Especial. Alunos e professores de Sombrio, São João do Sul e Araranguá estiveram reunidos no Citi (Centro de Integração da Terceira Idade) durante todo o dia, onde desenvolveram várias atividades relacionadas aos objetivos do projeto, a educação socioambiental e proteção aos recursos naturais.
Além dos principais agentes envolvidos no Verde é Vida, crianças, professores e gestores, estiveram presentes no encontro também o Prefeito de Sombrio, Professor Jusa, o vice-prefeito Vitor Luiz Schmidt Martins, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Christhina Souza de Luca, o Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, José Antônio da Silva, a representante do prefeito de São João do Sul, Ita da Silva Lauriano, a professor e coordenador do projeto em Araranguá, Cilon de Souza Vieira, o coordenador pedagógico do Verde é Vida, José Leon Macedo Fernandes e o coordenador regional Leandro Richard da Silva. “Através do Verde é Vida, as crianças passam a ter consciência de que tudo que fizemos à natureza, seja bom ou ruim, retorna para nós mesmos”, declarou a Secretária de Educação de Sombrio.
No município, as escolas Alcides de Souza Pereira, Juvenil da Cunha Colares, Nilza Matos Pereira, Fioravante Minatto, Campo D’Água e Sanga da Toca II são beneficiadas com o projeto, implantado em 2009. “Ficamos imensamente satisfeitos, primeiramente em ter nossas escolas incluídas no projeto, que beneficia apenas outros dois municípios aqui na região, e depois por recebermos importante evento como este, no qual podemos ver alguns dos resultados do Verde é Vida junto aos alunos”, disse o Prefeito.
Durante a abertura da 8ª Reunião Pedagógica Especial,o grupo de teatro Luz da Arte, formado por alunos da Escola Municipal Professor Alda Santos de Vargas, de Sombrio, apresentou uma peça reunindo vários personagens de contos infantis com diálogos envolvendo ações do cotidiano que podem auxiliar na preservação do meio ambiente.
O evento seguiu com a Gincana Cooperativa, com grupos formados por alunos das várias instituições participantes. Os mesmos alunos puderam mostrar os trabalhos realizados em suas escolas através de painéis, que foram distribuídos por todo o local do encontro.
A Mostra Científica Regional Verde é Vida premiou o melhor dos projetos apresentados por turmas das escolas pólo dos três municípios, que representará a região na próxima etapa do evento.
AI/Redação24Horas