Sombrio – O município que respirou esporte durante todo o ano de 2009 se aproxima de 2010 com mais uma importante conquista. Na maior e mais importante competição de Santa Catarina, Sombrio se fez representar em três modalidades e já comemora a sua primeira medalha nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).
A esperada e disputada medalha veio no Taekwondo, que faz parte dos Jogos Abertos pelo segundo ano como modalidade provisório, com grandes chances de ser incorporada à competição. Mesmo tendo enviado a Chapecó, cidade que sediou os Jogos, apenas três atletas, o bronze veio na categoria Máster (acima de 31 anos), com o professor Fernando Boita. “Pela dimensão da competição, onde participam 91 municípios do Estado, a medalha de bronze tem um significado muitíssimo importante para nós, atletas do Taekwondo, e creio que também para nossa cidade”, declarou o atleta, que coordena um projeto social ligado ao esporte no município de Sombrio. “Tanto esta medalha quanto outras que nossa equipe recebeu em competições catarinenses e até fora do Estado, são frutos colhidos em virtude de um trabalho que vem sendo feito há cerca de três anos na cidade e que só dá resultado por que temos um grande apoio de parceiros e principalmente do nosso governo municipal.”
Através do projeto, no qual alunos de escolas públicas aprendem a filosofia e a técnica da arte marcial, o Taekwondo ganha cada vez mais espaço e adeptos em Sombrio. “Deixamos de apostar tão somente nos esportes tradicionais e, felizmente, passamos a acreditar também em novas modalidades, dando oportunidade inéditas de prática esportiva às nossas crianças, e agora, em tão pouco tempo, somos brindados com resultados tão importantes”, afirmou Prefeito Jusa, um dos principais apoiadores do esporte no município.
Professor Fernando destacou o alto nível do Taekwondo na 49ª edição do Jasc, além do número de participantes. “Eram média 20 competidores por categoria, em lutas eliminatórias, o que tornava a competição ainda mais difícil”, explicou. Além dele, participaram dos Jogos Abertos como representantes de Sombrio os atletas Daniel Lourenço e Sara Zimmermann. “Mesmo tendo apenas 15 anos, Sara encarou o desafio e teve grandes lutas na categoria adulta, o que mostra o seu grande potencial; assim como o Daniel, que estava contundido e encara uma jornada dura de trabalho diariamente, diferente da maioria dos demais competidores, foi a Chapecó e representou bem nossa cidade”, afirmou professor Fernando.
Já Higor Fernandes, o Diretor Municipal de Esportes, destacou o crescimento esportivo que Sombrio vem apresentando e comemora a medalha como uma premissa do que o município ainda pode conquistar no âmbito regional e estadual. “Neste ano realizamos grandes competições em nossa cidade, como o Jerva e nossos campeonatos municipais de Futsal e Futebol de Campo, por exemplo, além de estarmos presentes em praticamente todas as atividades esportivas do Estado. Somos um povo que ama o esporte e que acredita que o esporte tem como principal função formar cidadãos de caráter, e por isso continuaremos investindo e tenho certeza que continuaremos sendo premiados por nossos investimentos. Pode até ser que não seja sempre com medalhas ou troféus, mas com certeza com pessoas melhores, mais saudáveis e mais felizes”, concluiu o Diretor.
Sombrio continua as disputas dos Jogos Abertos ainda com outras duas modalidades, Futsal Feminino e Vôlei de Duplas Masculino. Na primeira modalidade disputa medalhas com outras nove equipes. Divide a Chave A com as cidades de Caçador, Xaxim, Lages e Brusque. No Vôlei o páreo é ainda mais difícil. São 23 equipes participantes e Sombrio enfrenta na mesma chave grandes candidatos ao título: Florianópolis, Rio do Sul, Ascurra e Gaspar.
Fonte: Assessoria de imprensa
