terça-feira, fevereiro 17, 2026

Soluções para conter inundações no rio Cachoeira

Joinville – Cerca de 100 pessoas compareceram nesta quarta-feira (11), à noite, para opinarem sobre a melhor alternativa de conter inundações no rio Cachoeira, na audiência pública para definir o Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU). O plano dará as grandes diretrizes de obras com indicações claras das causas dos problemas.

Ofertas Amazon

Antes da comunidade decidir sobre o rio Cachoeira em si, ela conheceu o que ficou definido nas outras audiências realizadas no Costa e Silva, Rio Bupeva (Fátima), Iririú, Boa Vista, Centro, Rio Bucarein (Centro, Anita Garibaldi e Itaum) e no rio Itaum (Itaum, Fátima e Boemerwald). Essas são as regiões que integram essa bacia hidrográfica que concentra 60% da população e corresponde a 83 quilômetros quadrados da área do município.

Foram realizadas no total 37 reuniões com a comunidade e sete audiências públicas. A intenção era explicar as soluções tecnicamente defensáveis em cada região para diminuir as inundações e fazer com que os moradores participassem das decisões. "Para a nossa surpresa a grande maioria optou por fazer reservatório apesar de não resolver os problemas nas cabeceiras,
ajudaria no Cachoeira como um todo", explicou Danny Dalberson de Oliveira, do corpo de engenheiros responsável pelo estudo. O técnico explicou também que essas alternativas escolhidas pela comunidade estão passando por avaliação econômica e podem deixar de ser as primeiras alternativas se forem consideradas muito caras.

Para minimizar os impactos causados pelas inundações no rio Cachoeira, foram levantados e estudados 23 dispositivos na área central do município, como pontes, galerias e residências que poderiam causar estrangulamento no rio. Duas alternativas de obras foram levantadas e a população que compareceu na audiência escolheu a B como melhor. A alternativa B prevê alargamento, adequação hidráulica do canal, remoção de dispositivos e reservatórios de detenção de cheias.




"Acho que serviu para esclarecimento, para eu tomar conhecimento. Não vejo solução a curto prazo para o Cachoeira, mas com essas informações vi que não é só especulação, que é um estudo, um trabalho", disse o pedreiro Ingo Bauer, morador do Costa e Silva.

Haverá uma próxima audiência para apresentação do plano de obras do município após a análise econômica. "Venham e tragam seus vizinhos. Ajude Joinville a fazer uma política pública para que a gente possa cobrar e para que o plano tenha continuidade", disse Carla Cristina Pereira, coordenadora do Programa Viva Cidade – (Projeto de Revitalização Ambiental e Qualificação Urbana em Áreas das Bacias Elementares dos Rios Cachoeira, Cubatão e Piraí), no qual está incluído o PDDU. O Viva Cidade tem
financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Fonte : Assessoria de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Atendimentos gratuitos na Faculdade Anhanguera Jaraguá do Sul e Joinville

A Faculdade Anhanguera oferece atendimentos gratuitos ou com preços...

Aniversário de Blumenau 175 Anos

A cidade de Blumenau deu início às comemorações de...

Bailarinas de Porto Belo participam de pré-audição para integrar a Escola Bolshoi

Duas jovens talentos de Porto Belo participaram no dia...

Emprega Mais impulsiona empregos e qualificação em Porto Belo

Porto Belo promove 5a. edição do Emprega Mais para...