Florianópolis – O Vale do Itajaí recebe a 41ª edição do torneio infanto-juvenil de tênis mais tradicional do país, o “Banana Bowl”. O evento, apoiado pelo Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) através de recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte), começou no sábado (12) e segue até o dia 20.
O campeonato pertence ao Grupo 1 da International Tennis Federation (ITF), segunda categoria que mais pontos soma para o ranking mundial juvenil. As categorias 12, 14 e 16 anos estão sendo organizadas pela Federação Catarinense de Tênis (FCT), nas quadras do Bela Vista Country Club, em Gaspar. Já a categoria 18 anos é realizada pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT). As disputas do feminino são no Tabajara Tênis Clube, em Blumenau, e as do masculino no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí.
História – O “Banana Bowl” foi fundado por Brasil, Argentina, Peru e Bolívia em 1968, durante o congresso do Campeonato Sul-americano, em Caracas, Venezuela. O nome foi sugerido por Alcides Procópio, na época presidente da Federação Paulista de Tênis, com a intenção de criar uma versão tropical do torneio norte-americano Orange Bowl. Em 1970 aconteceu a 1ª edição do evento no Clube Paineiras do Morumby.
O “Banana Bowl” ganhou visibilidade internacional e alguns dos melhores tenistas profissionais do mundo venceram o campeonato, ainda como juvenis. Entre eles, o catarinense Gustavo Kuerten, campeão na categoria 16 anos em 1992.
Os últimos títulos brasileiros na principal categoria do torneio juvenil (18 anos) foram conquistados há 20 anos no feminino e 30 no masculino. A paulista Roberta Burzagli venceu em 1991 e o também paulista Eduardo Oncins ganhou em 1981.