Joinville – Durante a abertura da reunião de Colegiado, nesta segunda-feira (10/05), Patrícia Becker, coordenadora do núcleo de Geoprocessamento da Sepan, entregou ao prefeito Carlito Merss uma homenagem que a Prefeitura de Joinville recebeu pelos trabalhos relacionados à Cartográfia Digital.
A condecoração foi entregue pela Sociedade Brasileira de Cartografia, em cerimônia comemorativa ao Dia do Cartógrafo (6/5). A Prefeitura de Joinville foi a primeira instituição pública do Brasil a receber este título o que, segundo o prefeito Carlito Merss, é motivo de muito orgulho.
Com a função de mapear toda a cidade, através desta ferramenta, diversas áreas do município são beneficiadas. A área de infraestrutura ganha com a localização exata da rede de água e esgoto; o turismo ganha quando pode-se localizar exatamente um atrativo; a saúde ganha quando pode-se identificar as áreas foco de incidência de uma doença; o transporte ganha quando é
possível visualizar e melhorar rotas, entre muitos outros.
Paulo César Trino, presidente da Sociedade Brasileira de Cartografia, parabeniza Joinville pelo seu extraordinário desempenho em cartografia. Ele comenta que a cidade é exemplo para todos os municípios brasileiros.
CARTOGRAFIA
Cartografia é o conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base os resultados de observações diretas ou da análise de documentação, são voltadas para a elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão ou representação de objetos, elementos, fenômenos e ambientes físicos e socioeconômicos, bem como a sua
utilização.
O processo cartográfico, partindo da coleta de dados, envolve estudo, análise, composição e representação de observações, de fatos, fenômenos e dados pertinentes a diversos campos científicos associados à superfície terrestre.
Fernanda Thiesen
AI/Redação 24 Horas