Videira – A partir desta semana o setor turístico de Videira está recebendo um importante incentivo para promover as potencialidades locais. Já está sendo disponibilizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura o primeiro circuito turístico do município, denominado Circuito Rosé. “Estamos atuando para profissionalizar este setor, por isso, estamos lançando o primeiro roteiro oficial, que vai oferecer aos visitantes, os equipamentos turísticos já estruturados em nosso município”, explica o secretário de Turismo – Clemir Schmitt, ressaltando que todos os roteiros turísticos que serão criados em Videira, receberão nome de uvas, para valorizar a cultura local.
Segundo o responsável pelo Departamento de Turismo da Secretaria – Yuri Hentz, o Circuito Rosé, que é o primeiro a ser oferecido aos turistas, foi estudado e articulado com foco não apenas nas potencialidades turísticas, mas também para valorizar e incrementar o comércio local. O roteiro oferecido no Circuito será executado nos períodos da tarde e noite e terá início a partir da Casa do Telégrafo, no Largo da Estação, passando pelo Espaço VIP da Perdigão/BRF-Brasil Foods, Shopping Videira, Centro Comercial, Eixo Cultural do Museu do Vinho Mário de Pellegrin, Igreja Matriz e Praça do Coreto,além da passagem por cafés coloniais e cantinas, fechando com uma visita ao Observatório Astronômico Domingos Forlin. “Nesse trajeto faremos um City Tour, onde guias profissionais treinados pela Secretaria de Turismo e Cultura, apresentarão fatos históricos e pitorescos da cidade”.
A recepção dos turistas será feita pela Secretaria de Turismo e Cultura e o tour acontecerá a bordo de um veículo adaptado, em forma de Maria Fumaça, que promete encantar os visitantes. O roteiro já está sendo oferecido para agências e operadoras, principalmente da região, já que a intenção é cumprir a proposta de integração turística, ou seja, aproveitar o fluxo de pessoas que já visitam cidades como Fraiburgo e Treze Tílias, por exemplo, e fazer um roteiro regional mais articulado e competitivo, onde toda a região saia ganhando. “Queremos explorar não apenas o lado turístico, mas também o econômico, por isso, todas as nossas iniciativas também irão envolver o comércio, os setores de alimentação e até os hotéis, quando incentivaremos os pernoites em nossa cidade”, diz Schmitt.
Além do Circuito Rosé, a Secretaria também deve lançar em breve, mais dois roteiros com foco na Terceira Idade e no público estudantil.
Fonte : Assessoria de Comunicação
