Rio de Janeiro – A Federação Nacional dos Médicos realiza nos dias 15 e 16 de abril, no Rio de Janeiro, a quinta edição do Seminário Nacional Médicos/Mídia, evento que já se tornou tradicional nos meios médicos e jornalísticos de todas as regiões do país e que a cada ano se transforma em referência para profissionais e estudantes das duas áreas. Este ano, o seminário será realizado no Hotel Pestana Rio Atlântica, em Copacabana (Avenida Atlântica, 2964).
O evento, organizado pela Secretaria de Comunicação da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), acontece das 9h às 18h e contará com a participação de renomados profissionais da área médica e da grande imprensa, bem como especialistas na área de tecnologia da informação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do portal ou pelo telefone (21) 2240-6739, das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Assessoria de Comunicação da FENAM.
Em sua quinta edição, o Seminário Nacional Médico/Mídia tem como objetivo colaborar com os profissionais de saúde no que se refere ao seu relacionamento com a mídia e também simplificar o trabalho da imprensa, ajudando os jornalistas a entenderem melhor o setor. Direcionado a profissionais e estudantes das áreas de jornalismo, medicina e tecnologia da informação, gestores do setor de saúde e público em geral, o programa do evento prevê a interação permanente entre os participantes, com trocas de idéias livremente expostas. Reservas de hotéis com a HEL – Hotéis, Eventos & Lazer, sra. Verônica – (21) 2240-1981.
Dia 15/04 – quinta-feira
9h – Abertura – boas vindas do presidente da FENAM, Paulo de Argollo Mendes, e do Secretário de Comunicação, Waldir Cardoso
9h30min – A ética jornalística e a liberdade de expressão
10h45min – Como o médico enfrenta o dia a dia diante de questões polêmicas para a mídia como erro médico, negligência, aborto, eutanásia, doação de órgãos.
14h –O papel e a importância da mídia na sociedade
Palestrante: jornalista Alex Cunha, repórter de TV
16h – Decodificando a saúde nos meios de comunicação – Linguagem e expressões – Como fazer a mídia entender o "mediquês"?
Dia 16/04 – sexta-feira
9h – A ética médica, a liberdade de expressão e o sigilo profissional
10h45min – Meio ambiente e comunicação
14h – A mídia e as novas tecnologias
16h – O jornalismo e a medicina podem caminhar juntos?
17h – Quem é o médico, o que pensa e o que espera do entrevistador? Quem é o jornalista, o que ele pensa e o que espera do entrevistado?
AI/Redação 24 Horas
