domingo, julho 20, 2025

Seminário do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul – A mobilização contra o trabalho infantil realizada no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas) na manhã desta quinta-feira (9) foi um momento de reflexão e debate entre a comunidade sobre as implicações da ocupação de crianças e adolescentes em funções que não estimulam seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. O palestrante Dr. André Viana Custódio, professor de Direito da UFSC e especialista no assunto trabalho infantil, falou a um público de aproximadamente 200 pessoas, como professores, alunos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais, e fez a plateia refletir sobre o que é e o que não é trabalho infantil.

De acordo com o professor, dependendo de seu estágio de desenvolvimento, uma criança pode e deve ajudar em alguns tipos de trabalho doméstico, como arrumar seu quarto e lavar a louça. “Com isso, ela também se desenvolve e aprende sobre a divisão de tarefas dentro da família”, comentou Custódio. Entre os trabalhos a que uma criança ou adolescente não devem ser submetidos está o de cuidar de irmãos mais novos (uma responsabilidade de adulto), trabalhar na lavoura, vender qualquer tipo de artigo e fazer serviços domésticos na casa de terceiro.

Um caso de exploração de trabalho infantil foi exposto pelo palestrante durante o seminário. Crianças com idade média de sete anos estavam vendendo amendoim, pipoca e cerveja em estádio de futebol em Criciúma (SC). O Conselho Tutelar foi acionado e descobriu que havia uma mulher, já incidente, explorando o trabalho dos menores. Ela os remunerava com R$ 5 por noite trabalhada. A decisão do Ministério Público foi sábia, segundo o professor. A mulher foi multada em altos valores, teve de indenizar os menores e ainda reverter dinheiro para o FIA, que, por sua vez, iria usar o dinheiro para produção de panfletos alertando sobre o perigo do trabalho infantil. Os panfletos seriam distribuídos em estádios de futebol. O trabalho de vender petiscos na arquibancada foi dado aos pais das crianças, que estavam desempregados e ficavam em casa. Os pais também receberam oportunidade de capacitação profissional. “Sustentar a família é responsabilidade de adulto”, enfatizou Custódio.

O professor também comentou que o argumento de que “as crianças precisam trabalhar para ajudar em casa” não é procedente, sendo que 48% das 3,8 milhões de crianças e adolescentes que trabalham no Brasil não recebem qualquer remuneração e os outros 52% recebem tão pouco que não chega a ajudar na renda da família. Outros índices foram citados, exemplificando as consequências negativas do trabalho infantil. De acordo com pesquisa nacional, o Sul e o Nordeste são as regiões brasileiras que mais exploram esse tipo de trabalho. Atualmente, das 3,8 milhões de crianças e adolescentes que trabalham no Brasil, 500 mil trabalham no serviço doméstico em casa de terceiro, sendo 90% meninas. “O índice de abuso sexual contra essas meninas é muito grande”, alertou Custódio.

As etapas da infância como o desenvolvimento cognitivo e emocional, que estão diretamente ligadas à brincadeira, à convivência familiar e escolar, são interrompidas quando a criança tem que trabalhar. “E criança que não desenvolveu as etapas do desenvolvimento no período certo, perde em raciocínio e nunca mais recupera esse desenvolvimento”, ressaltou o professor. “Criança deve brincar, praticar esporte, ir à escola, dividir as tarefas em casa, ter carinho e proteção”.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...