Joinville – Um mês após o acionamento do conjunto semafórico com LED (Light Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz), instalado no cruzamento das ruas Padre Roma com Monsenhor Gercino, a avaliação do equipamento é completamente favorável: 93% de economia em relação às lâmpadas incandescentes.
A fatura de energia registrou o consumo de apenas 79 kw/h, totalizando um gasto de R$ 31,75. Um semáforo com as mesmas características deste equipamento, mas com lâmpadas comuns, tem um consumo médio de 1173 kw/h, o que representa um custo de R$ 472,11.
Segundo o diretor-presidente da Conurb, a meta para 2010 é substituir as lâmpadas dos conjuntos semafóricos em outros 136 cruzamentos na cidade. "Com o LED, temos uma economia de meio milhão de reais por ano apenas com energia, sem contar a manutenção, que é bem menor em relação às lâmpadas incandescentes", diz.
Outro fator positivo destacado pelos técnicos da Conurb é não ter ocorrido nenhuma perda de visibilidade nas cores do semáforo para os condutores. O conjunto foi avaliado durante 29 dias.
Fonte: Assessoria de imprensa