Videira – O secretário municipal de Turismo e Cultura de Videira – Clemir Schmitt participou no último fim de semana do 9º Congresso do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC) que aconteceu em Florianópolis e reuniu mais de 1,3 mil pessoas ligadas ao turismo de 59 países. Em três dias, empresários e governos discutiram os rumos da indústria do turismo no mundo. Uma série de estudos e pesquisas sobre o assunto foram apresentados e os participantes puderam fazer uma avaliação do setor frente à crise financeira e também à possível epidemia de gripe suína. “Foi uma excelente oportunidade para mensurarmos a importância do turismo no desenvolvimento econômico de vários países pelo mundo”, aponta Schmitt.
Durante o Congresso, o secretário municipal de Turismo também acompanhou a primeira reunião do Fórum Catarinense dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo que reuniu lideranças de turismo dos 293 municípios que integram as nove regiões turísticas do Estado (Grande Florianópolis, Encantos do Sul Catarinense, Caminho dos Cânions, Serra Catarinense, Vale Europeu, Costa Verde Mar, Roteiros de Encantos, Vale do Contestado, Grande Oeste Catarinense). “Neste encontro nasceu o estatuto e o regimento do Fórum que será o órgão deliberativo do turismo catarinense. Esse é um importante passo para que possamos discutir e apresentar sugestões às políticas públicas e ações do Estado para o desenvolvimento do setor em Santa Catarina”, destaca.
Sobre a realidade local, Schmitt aponta que embora o setor esteja estagnado há vários anos, ainda assim, as potencialidades latentes, dão respaldo para que um trabalho intenso seja deflagrado e o turismo seja alavancado. “Durante o Congresso, procuramos a Santur e solicitamos auxílio técnico para estruturarmos nosso turismo que está desarticulado. Temos um grande potencial, mas apenas alguns investimentos e ações isolados, que acabam tendo o efeito reduzido por serem pulverizados”.
Nos próximos dias, a intenção do secretário é reunir o Conselho Municipal de Turismo para apresentar os dados do Fórum, discutir idéias e linhas de ações para efetivamente iniciar os trabalhos de articulação do setor. “Queremos ouvir todos os envolvidos no processo de atendimento ao turista e a partir daí construirmos nosso plano de desenvolvimento do turismo local, que consistirá na união de todos os segmentos”.
Como estratégia, o Plano deverá trabalhar com ênfase em alguns atrativos que tenham grande apelo de marketing, no entanto, haverá um cuidado especial para todas as atrações converjam para um projeto único, que vai fortalecer o turismo de Videira como um todo. “É fato que a união de esforços apresenta resultados com mais agilidade e com mais eficiência, por isso, nossa intenção é criar uma rede turística onde todos sejam beneficiados”.
Fonte:Silvia Palma
Assessora de Comunicação