Joinville – O Programa de Controle à Dengue registrou 103 focos de dengue no município. Os últimos focos foram encontrados nos bairros Aventureiro, Zona Industrial e Floresta, três dos cincos bairros com maiores incidências de focos do Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue. Os bairros Itinga e Santa Catarina completam os cincos bairros do município que mais têm preocupado a Secretaria Municipal da Saúde.
A coordenadora do Programa de Controle à Dengue, Bárbara Nied, ressalta que nenhum morador pode descuidar da atenção com a dengue. “O calor que tem se intensificado e as fortes chuvas típicas do verão propiciam o desenvolvimento de novos focos do Aedes aegypti. É importante cuidar para que vasos, pneus e outros objetos não acumulem água parada”, alerta a coordenadora.
Segundo o Ministério da Saúde, Santa Catarina e Rio Grande do Sul não apresentaram nenhum caso grave de dengue até novembro deste ano, enquanto os outros estados brasileiros somaram 3.774 casos graves. “Mesmo com este ótimo índice, a população não pode descuidar da atenção ao Aedes aegypti. A dengue leva ao óbito”, destaca Bárbara.
Número de focos por bairro
Total: 103
Aventureiro: 17
Floresta: 15
Itinga: 14
Santa Catarina: 13
Zona Industrial: 11
Itaum: 6
Glória: 5
São Marcos: 5
Pirabeiraba: 4
Bucarein: 2
Anita Garibaldi: 2
Boehmerwald: 2
Rio Bonito: 2
Bom Retiro: 1
Costa e Silva: 1
Jardim Sofia: 1
Nova Brasília: 1
Boa Vista: 1
Dyorgia Danielly da Rosa Bogo
UNOPressPress