São Bento do Sul – De acordo com uma resolução publicada na última sexta-feira, 15, no Diário Oficial da União, o Conselho Nacional de Educação (CNE) determinou que 31 de março é a data limite para que as crianças que irão entrar no 1º ano do ensino fundamental, completem seis anos.
O Ministério da Educação (MEC) defende a entrada da criança mais cedo na escola, e planeja com isso normatizar a pré-escola, que em 2016 será obrigatória.
Em São Bento do Sul, a Secretaria de Educação já trabalha há sete anos com esta adequação, estipulando a data base 31 de março. Em Santa Catarina, o prazo é 1º de março. A Secretária de Educação Salete Spitzner, explica que como há um Conselho Municipal de Educação (CME), o município tem autonomia para a decisão, assim como o Conselho Estadual. Por enquanto, cada estado é autônomo para determinar a data.
Ela salienta que este assunto será muito discutido nas reuniões com professores, diretores e coordenadores, que acontecerão nas próximas semanas. “Com a entrada da criança mais cedo, é necessário rever os planos de ensino e as diretrizes curriculares. Por exemplo, o que uma criança aprendia na 8ª série, agora irá aprender no 9º ano. Estamos muito atentos a isso, na preparação pedagógica”, justificou. Em relação aos pais, Salete acrescenta que como São Bento já praticava esta forma de entrada na escola, não há por enquanto questionamentos. De acordo com o MEC, 400 cidades brasileiras ainda não estão com a nova proposta em todas as Escolas.
Ensino
Educação Infantil (creche)
Atende crianças de zero a três anos
Pré-escola
Frequentam as crianças de quatro e cinco anos.
Fundamental
As crianças que completam seis até 31 de março, começam no primeiro ano – seguindo até nono ano.
Fonte: Assessoria de imprensa