Itajaí – Autoridades, pais, professores, alunos e comunidade em geral estiveram presentes na Secretaria de Educação nesta terça-feira (23) para acompanhar de perto a doação de 9 mil kit's Pesquisa do Estudante para as escolas da Rede Municipal de Ensino. O evento contou com a participação do proprietário da Avenida Gráfica e Editora LTDA e representantes do grupo WEG, ambos de Jaraguá do Sul, que são mentores desta ação pela Lei Rouanet.
Os Kit's confeccionados pela Avenida Gráfica e Editora LTDA contém um Dicionário de Português, um Dicionário Português – Inglês, um Dicionário Português – Espanhol, um Atlas do Corpo Humano e um Atlas Geográfico. Todos os livros já estão atualizados pela nova Reforma Ortográfica. Segundo a Secretária de Educação, a intenção é entregar um Kit por família dos estudantes.
A Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), conhecida também por Lei Rouanet, é a lei que institui políticas públicas para a cultura nacional. O grande destaque da Lei Rouanet é a política de incentivos fiscais que possibilita as empresas (pessoas jurídicas) e cidadãos (pessoa física) aplicarem uma parte do IR (imposto de renda) devido em ações culturais. O percentual disponível de 6% do IR para pessoas físicas e 4% para pessoas jurídicas, ainda que relativamente pequeno, permitiu que em 2008 fossem investidos em cultura, segundo o MinC (Ministério da Cultura) mais de 1 bilhão.
Tanto a empresa WEG como a Editora Avenida acompanharam de perto o drama das enchentes de 2008, inclusive mobilizando recursos e pessoal para atender as vítimas e retomar a normalidade. Por isso, o projeto foi destinado à cidade, por saberem que muitos livros foram perdidos na ocasião, levados pela correnteza ou danificados pela água.
Conforme a equipe da Weg, agora alunos do Ensino Fundamental vão poder ter os seus próprios dicionários e atlas, que são materiais básicos para o estudante. Isso terá um impacto social significativo, porque vai envolver e influenciar as famílias dessas crianças.
A WEG investiu em 2009 cerca de R$ 5 milhões em mais de 70 projetos nas áreas de Educação, Cultura, Saúde, Cidadania e Esportes. Educação é a prioridade máxima, recebendo mais de 60% dos recursos. Mais de 90% do investimento fica em Santa Catarina.
A empresa tem por política investir nas cidades onde tem fábricas e regiões vizinhas. Isso permite à empresa selecionar melhor os projetos e acompanhar de perto seu desenvolvimento. A unidade da WEG em Itajaí, conta com mais de 300 colaboradores e já apoiamos a reforma da Casa de Cultura Dide Brandão e a instalação das Academias ao ar livre.
AI/Redação 24 Horas
