Itajaí – A Secretaria Municipal de Educação deu início nesta semana, ao Levantamento da Situação Escolar (LSE) em 10 Escolas Básicas e 10 Centros de Educação Infantil. Infraestrutura, mobiliário e equipamentos são os critérios avaliados nas unidades para verificar se estão inseridas no padrão mínimo de qualidade. Itajaí é o único município em Santa Catarina que possui esta capacitação para realizar o levantamento.
O trabalho realizado por profissionais da Secretaria de Educação com o apoio da Secretaria de Planejamento consiste em uma coleta de dados sobre a avaliação do estado em que se encontra a infraestrutura física, o mobiliário, os equipamentos e os materiais didáticos de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.
Depois, com o apoio de um sistema informatizado haverá uma comparação destes com os Padrões Mínimos de Funcionamento da Escola – PMFE e a partir daí, serão emitidos relatórios de suporte à gestão das redes escolares, estimando as necessidades e os investimentos necessários à sua adequação e melhoria.
O principal objetivo do levantamento é identificar o nível de cumprimento dos índices que compõem os Padrões Mínimos de Funcionamento da Escola, estimar os custos para a reestruturação física de cada ambiente (reforma e ampliação), informar as quantidades e estimar os custos para a recomposição do mobiliário, equipamentos e materiais didáticos com necessidades de aquisição ou recuperação e ainda propor prioridades de atendimento. Feito este levantamento o Ministério da Educação apoiará os município a conseguir recursos.
Fonte: Assessoria de imprensa
