Joinville – Nos meses em que o clima é mais elevado, a Secretaria da Saúde de Joinville alerta sobre o aumento das chances de haver desidratação.
Segundo o médico Carlos Ernesto, "os cuidados devem ser reforçados nessa época". A principal indicação é que haja constante ingestão
de líquidos e menos exposição ao sol.
A desidratação ocorre quando o corpo perde água, sais minerais e orgânicos em excesso, sem a recomposição, e prejudica a realização de funções normais. De acordo com Carlos Ernesto, as pessoas com maior risco de desidratação são crianças, idosos, gestantes e pessoas com problemas nos rins e coração, que fazem uso de medicação diária.
Pressão baixa, enjoo, dor de cabeça, palpitação, boca seca e fraqueza são sintomas da desidratação, que podem ser impedidos com medidas simples, como evitar exposição prolongada ao sol, usar roupas leves, tomar água com frequência e comer frutas, especialmente laranja, banana e melancia, que são ricas em sais minerais. "As comidas muito pesadas devem ser menos consumidas, assim como as bebidas alcoólicas, que desidratam o organismo", explica o médico Carlos Ernesto.
AI/Redação 24 horas
