Jaraguá do Sul – Começou na noite de quinta-feira (10/10), um período em que a tradição, a cultura e a alegria vão tomar conta da cidade. A 25º quinta edição da Schutzenfest teve seu início com um público de aproximadamente 8 mil pessoas, que bateu todos os recordes de público nestes 25 anos. Serão 10 dias de festa em que os jaraguaenses, os visitantes e as famílias poderão curtir um pouco do legado que a colonização alemã deixo por estas terras.
O presidente da CCO, Marcelo Prochnow disse que foi um grande desafio realizar a festa este ano, pois ela tinha que ser atraente e que oferecesse muitas opções aos visitantes. “Porém nos foi confiado este desafio e com o apoio de todas as sociedades vamos fazer esta a melhor de todas as edições”, garantiu Prochnow.
A Schützenfest, na tradução Festa do Tiro, está neste ano de cara nova. A estrutura foi modificada para que as pessoas possam prestigiar todas as atrações. O Stand de Tiro está centralizado, os restaurantes e o chopp em locais de fácil acesso e os pavilhões receberão os foliões com muita música, folclore e danças típicas.
Nesta primeira noite o público pode acompanhar as sociedades de tiro no pavilhão A, o disparo do primeiro tiro da festa, a entrega da premiação para as sociedades, a sangria do barril que marca oficialmente a abertura dos 10 dias de Schützenfest e o show de fogos de artifício.
Para prefeito Dieter Janssen, que já foi presidente da Comissão Central Organizadora da festa (CCO), “estar participando do jubileu de prata tem um sabor diferente. Tenho certeza que será um sucesso. Percebemos que Jaraguá do Sul está feliz, que teremos a visita das pessoas das cidades vizinhas. Támbém já percebemos a mobilização de nossa sociedade para fazer desta a melhor de todas as edições da Schützenfest. Nossa festa está mais aconchegante, mais envolvente e volta a acontecer durante um período maior. A população jaraguaense, que trabalha muito e contribui para o crescimento da cidade merece uma festa com mais dias e diferenciada”.
Ele enalteceu ainda que é importante lembrar que a Schützenfest esteve entre as maiores de Santa Catarina. “Queremos voltar a fazer de nossa festa referência para todos que visitam o estado no mês de outubro”, afirmou o prefeito.
A expectativa do presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, promotora do evento, Leone Silva, é atrair 75 mil pessoas nos dez dias, que vai de 10 a 20 de outubro. Os números finais da festa do ano passado, que contou com cinco dias, apontam para público de 57.874 visitantes. Foram disparados 37.229 tiros; consumidos 62.477 copos de chope de 440 ml; comercializados 13 barris de chope com 30 litros cada; 27 barris de chope com 50 litros; 10.604 copos de refrigerante de 400 ml; 4.126 garrafas de água mineral de 500 ml; 2.394 pratos típicos e 15.575 batatas recheadas. Acompanhem também os dias de festa pela site: www.schutzenfest.com.br.
Ricardo Portelinha
ai/UNO