São Lourenço – Certificado de Municipalização já foi concedido pelo CETRAN (Conselho Estadual de Transito – Santa Catarina).
O Governo Municipal está realizando um grande trabalho no sentido de tornar o trânsito de São Lourenço do Oeste, mais seguro, civilizado e humano.
O primeiro passo, deste projeto já foi dado, com a municipalização do trânsito, que envolve várias etapas.
A primeira etapa foi à elaboração do Projeto de Lei que Cria o Sistema Municipal de Transito – Lei nº 082/2007 e criação do DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito).
A segunda etapa foi a aprovação da JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) que será administrada, por uma comissão nomeada pelo Prefeito Municipal e pelo Diretor Municipal de Transito.
Segundo informações da Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano Karla Pedrassani, a documentação para que essas implantações sejam realizadas, já foi encaminhada para o Conselho Estadual de Trânsito de Santa Catarina – CETRAN, que após análise dos documentos e visita dos técnicos ao Município de São Lourenço, no dia 08 de junho de 2010, concedeu ao Município o Certificado de Municipalização.
O CETRAN encaminhou os documentos e o certificado de municipalização ao Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN para análise e conclusão do processo. Após análise do Departamento Nacional de Trânsito os técnicos municipais deverão receber treinamento em Florianópolis dando seqüência as demais etapas que envolvem questões administrativas e de organização do Departamento Municipal de Trânsito, como reunir o Conselho Municipal de Trânsito e Regulamentar o Trânsito no Município.
O Governo Municipal já iniciou algumas ações que irão dar suporte a esta nova realidade do trânsito lourenciano destacando a fabricação das placas de sinalização, realizada com estrutura própria em uma fábrica implantada junto ao Parque de Máquinas. Em apenas uma semana foram produzidas mais de 100 placas, todas adequadas ao Código de Trânsito Brasileiro.
Primeira etapa de implantação de placas de sinalização de trânsito no perímetro urbano, com o objetivo de informar e orientar os usuários das vias públicas, garantindo um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres. Simultaneamente está encaminhado o convênio para recolhimento de multas com os Correios e a concessão do serviço de guarda de veículos apreendidos.
Algumas obras de infraestrutura viária já iniciaram, como:
– Pavimentação da Rua Guilherme Hack – Um dos principais acessos ao centro urbano;
– Interseção da Rua Tiradentes com a Avenida Brasil, importante conexão viária do trânsito no Município;
– Cruzamento da Rua Tiradentes com a Rua Coronel Bertaso, local de trânsito intenso de pedestres, veículos de passeio e de carga.
Tais intervenções garantirão qualidade e segurança ao usuário do trânsito no município. As obras prevêem adequação da drenagem pluvial, nova pavimentação asfáltica, novos meio-fios para os canteiros centrais, ciclovias, travessias seguras para pedestres, rampas, sinalização horizontal, sinalização vertical, e iluminação.
AI/Redação 24 horas