São José do Cedro – O projeto de readequação e reforma do Posto de Saúde do Distrito de Padre Réus, localizado em São José do Cedro, foi aprovado pela Vigilância Sanitária de São Miguel do Oeste. De acordo com o secretário de Administração, João de Andrade, o investimento para a execução do projeto está orçado em aproximadamente R$ 90 mil. O recurso para a reforma é proveniente do Sistema Integrado de Saúde da Fronteira (SIS-Fronteira), que é um projeto da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde voltado para a integração de ações e serviços de saúde na região fronteiriça do Brasil.
Conforme João de Andrade, com a aprovação da Vigilância Sanitária os trabalhos para dar início à realização da obra já iniciaram. “Estamos concentrados para fazer o processo licitatório e definir a empresa que vai realizar a reforma geral do posto. Vamos entregar para a comunidade uma Unidade de Saúde com importantes recursos disponíveis”, enfatiza o secretário.
De acordo com o parecer técnico da Vigilância Sanitária, o projeto cumpre todas as resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), onde prevê que os fluxos de trabalho, materiais e insumos referentes às atividades do estabelecimento estão adequados e cumprem as solicitações da Anvisa.
Projeto para a reforma
O imóvel com mais de 130 metros quadrados será composto por uma farmácia, dois consultórios médicos para efetuar atendimento clínico geral, avaliação de pacientes, prescrição de medicamentos e exame clínico.
O Secretário João de Andrade ressalta que a unidade de Padre Réus contará ainda com um consultório ginecológico onde será efetuado o atendimento a gestantes, exames preventivos, avaliação de pacientes e prescrição de medicamentos. A sala de ginecologia terá um sanitário onde as pacientes poderão se higienizar e utilizar como troca de vestuário para as consultas.
A nova Unidade de Saúde de São José do Cedro vai possuir também uma sala de enfermagem com área de esterilização, um consultório odontológico, onde será disponibilizado atendimento básico, preventivo e curativo. Os pacientes terão disponíveis também dois sanitários e uma área de circulação e espera. O Prefeito, Renato Broetto destaca que esta é mais uma ação da Administração em prol da comunidade. “A nova Unidade de Saúde terá condições de oferecer um atendimento em um lugar adequado e especialmente desenvolvido para receber as pessoas que necessitam dos serviços relacionados à saúde”, enfatiza Broetto.
Cristiane Ottobelli
UNOPress