São Domingos – O governo municipal, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizou no último sábado (24) o mutirão da documentação da trabalhadora rural. O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural é articulado pelo MDA e tem por objetivo garantir o acesso gratuito aos documentos de identidade, CPF e carteira de trabalho às mulheres agricultores e suas famílias. Além da documentação, no mutirão, também foram fornecidas informações sobre INSS, acesso ao crédito e título de eleitor.
O mutirão da documentação aconteceu na Escola Municipal Nair Teixeira Morschheiser e envolveu não só as mulheres agricultoras, mas sim, toda a população do município interessada em resolver problemas com documentação pessoal. Durante todo o dia, das 8h até as 17h, foram atendidas 280 pessoas, sendo 150 do meio rural e 130 do perímetro urbano. Foram emitidas 257 Carteiras de Identidade, 143 CPF e 16 Carteiras de Trabalho.
De acordo com o secretário municipal de agricultura, Vianei Meoti, a gratuidade na emissão dos documentos e a disponibilização de roteiros de ônibus do interior motivaram a participação expressiva no mutirão. “A documentação pessoal significa cidadania e dignidade. Estamos satisfeitos em poder proporcionar isso para 280 pessoas do nosso município”, avaliou o secretário após o término do mutirão da documentação. Durante todo o dia a equipe da agricultura trabalhou de forma conjunta com os técnicos do MDA.
AI/Redação 24 horas