São Bento do Sul – A geração de empregos em São Bento do Sul está acima da média nacional. Nos últimos doze meses, o município registrou variação de 6,92% na geração de empregos, com um aumento de 1.535 vagas, enquanto a média nacional é de 6,7% para o mesmo período, conforme dados do Ministério do Trabalho/Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.
a microrregião, São Bento do Sul (76.514 habitantes) também se destaca ao ser comparada com seus municípios vizinhos. Enquanto no município foram mais de 1,5 mil vagas no último ano, em Rio Negrinho (44.633 habitantes) registrou acréscimo de apenas 97 empregos, e Campo Alegre (11.713 habitantes) teve acréscimo de 53 vagas, ao longo do mesmo período.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Uwe Storz, tais números comprovam que a busca por novas empresas para o município está surtindo o efeito desejado. “O prefeito Magno Bollmann nos pediu que buscássemos novas empresas, para além de gerar emprego para a nossa gente, diversificar a economia”, explica. De janeiro de 2009 até o momento, quatro novas empresas já vieram para o município graças aos incentivos da Prefeitura, com especial destaque para indústrias da área têxtil.
A atividade econômica que registrou maior acréscimo foi a indústria de transformação, cujo saldo é de 1.269 empregos nos últimos doze meses, com variação de 9,33%. Em segundo lugar aparece o comércio, com 244 empregos de saldo e variação de 7,58%. Construção Civil (67 empregos e variação de 17,82%), Agropecuária (9 empregos e variação de 7,76%), Serviços Industriais de Utilidade Pública (5 empregos e variação de 3,85%), completam a lista. O único setor que registrou saldo negativo foi o de Serviços, que teve menos 59 empregos nos últimos 12 meses, com variação de – 1,26%.
AI/Redação 24 horas