São Bento do Sul – Uma boa convivência familiar e comunitária é fundamental para o desenvolvimento de toda criança e adolescente. Mas, às vezes esse ambiente familiar torna-se conturbado e, ao contrário de oferecer proteção e carinho, oferece sérios problemas na formação das crianças e adolescentes.
Em São Bento do Sul, dois programas que atuam na restauração de ambientes familiares problemáticos se tornaram referência nacional devido ao excelente trabalho realizado. O Programa de Apoio Sócio Familiar (Pasfa) e Programa Famílias de Apoio.
Programa Famílias de Apoio
Através de famílias voluntárias da sociedade, o programa abriga crianças e adolescentes que foram retirados das famílias de origem pelo Conselho Tutelar ou por medidas judiciais. Em 2009, já recebeu 17 crianças, sendo que 6 estão nas famílias acolhedoras.
O programa tem se destacado em âmbito nacional e já recebeu visitas das cidades de Jaraguá do Sul, Rio Negrinho e Indaial, que vieram conhecer o funcionamento. A Chefe de Divisão Marilene Stratassoni diz que esta forma de acolhimento é diferente do acolhimento realizado por abrigos, pois cria um vínculo com o acolhido e proporciona um atendimento individualizado e específico frente aos problemas da criança e adolescentes e suas famílias.
Famílias de Apoio conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Comunitário, Secretaria de Educação, Grupo de Adoção Gerando Amor, e Conselho Tutelar.
Programa de Apoio Sócio Familiar
O Programa de Apoio Sócio Familiar realiza visitas domiciliares e convida as famílias indicadas a participarem do programa. Primeiramente, é feito o atendimento individual com a criança de forma social, psicológica e psicopedagógica. Depois, os familiares são orientados a perceberem a situação em que vivem e buscarem alternativas para melhorar. Este ano, mais de 180 famílias foram atendidas.
O Pasfa também trabalha oficinas pedagógicas objetivando a interação familiar, a socialização, e o desenvolvimento psicopedagógico. Um exemplo são as oficinas ambientais como a Horta Modelo, que visa ensinar noções de cidadania enfocando o respeito pelo outro e o meio ambiente, e as atividades com materiais recicláveis, que foram utilizados na Feira Ambiental.
Fonte: Assessoria de imprensa