Florianópolis – O governador Leonel Pavan e o secretário de Estado da Agricultura, Enori Barbieri, receberam, na tarde desta terça-feira (25), o chefe da missão do Banco Mundial, Álvaro Soler, para discutir sobre o projeto Santa Catarina Rural – Microbacias 3. A reunião teve como objetivo apresentar o programa e seus benefícios. O investimento será de US$ 180 milhões, sendo metade do valor será financiado pelo Banco Mundial. A assinatura do convênio com o Governo do Estado está prevista para final de julho, em Washington, Estados Unidos.
O Microbacias 3 iniciará ainda em 2010 e deverá ser executado durante seis anos. Sua finalidade é promover o desenvolvimento rural por meio da melhoria da competitividade da agricultura familiar e da gestão socioambiental das microbacias hidrográficas, de forma sustentável.
Segundo o diretor de recursos hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Flávio Victorio, os investimentos serão utilizados não apenas na produção, como no incentivo ao turismo rural, infraestrutura através de melhoria de estradas, comercialização e processamento dos produtos, além da inclusão digital ao conectar as regiões via internet. “É um projeto
pioneiro e multisetorial, sempre com foco na questão ambiental”, explica.
O programa inclui um sistema de monitoramento de previsão do tempo, que visa precaver as comunidades através de planejamento. Para o governador Leonel Pavan, este trabalho é importante para antecipar e tentar minimizar os estragos sofridos pelas ações climáticas. “O projeto vai dar firmeza a Santa Catarina, principalmente por estarmos passando por constantes
intempéries”, finaliza.
O trabalho deverá envolver 140 mil famílias de agricultores e 1.920 famílias de indígenas. Dentro desse universo, uma ação diferenciada será desenvolvida para envolver 10 mil jovens rurais. O primeiro Microbacias, criado em 1989, era voltado para os problemas no solo e água dos rios em virtude dos dejetos, sendo seguido em 2003 do Microbacias 2, que visava a melhoria da habitação dos pequenos produtores rurais.
Participaram ainda da reunião o secretário do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Paulo Cezar da Costa, e o secretário de Assuntos Estratégicos, Alexandre Fernandes.
AI/Redação 24 Horas