terça-feira, julho 22, 2025

Santa Catarina estrutura grupos temáticos dos segmentos turísticos

Florianópolis – O Estado de Santa Catarina começa a estruturar quatorze segmentos turísticos prioritários do Estado – aventura, ecoturismo, bem-estar, cultural, ferroviário, esportes, GLBT, lazer e entretenimento, maior idade, náutico, negócios e eventos, rodoviário, rural, e sol e praia. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) que, por meio das políticas estaduais de turismo, começa a formar os grupos de trabalho de cada segmento.

A segmentação turística refere-se à reunião de destinos que apresentam oferta turística semelhante, e é entendida pelo Ministério do Turismo como uma forma de organizar o turismo para através de planejamento, gestão e mercado. Em outubro, novembro e dezembro deste ano a secretaria realizou reuniões com os segmentos náutico, bem-estar, religioso (inserido no cultural), aventura e ecoturismo, negócios e eventos, e rural, com a finalidade de estruturar as diretrizes que nortearão as políticas e os programas destes segmentos, e de formar os respectivos grupos de trabalho.

Os grupos, formados por representantes do poder público, de entidades, e do trade turístico, estabelecerão estratégias e programas que possam apoiar questões como ordenamento, infraestrutura, qualificação de serviços e de equipamentos, promoção, apoio à comercialização, roteirização, segmentação, e legislação turística. Em 2011 serão formados os grupos de trabalho dos demais segmentos. “Fechamos todas as etapas do programa de regionalização, e agora estamos trabalhando na política de desenvolvimento da segmentação turística, que será a prioridade de 2011”, afirma Elisa Wypes Sant’Ana de Liz, gerente de Políticas de Turismo da secretaria.

A política de segmentação do turismo catarinense está alinhada com o Plano Catarina, e foi formulada para contemplar os objetivos gerais da Lei 13.792 – Plano Estadual da Cultura, do Turismo e do Desporto do Estado de Santa Catarina – PDIL, e a política do Macroprograma de Regionalização do Turismo, desenvolvido pelo MTur no Plano Nacional de Turismo 2007-2010. “Santa Catarina é um dos Estados com a maior quantidade de segmentos turísticos, e precisa estar preparada para concorrer com qualquer destino do mundo”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky.

Diante deste contexto, a interface entre os segmentos, que possibilita aos turistas diferentes tipos de atividades em uma única viagem, é uma aposta da secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...