Brasília – Todos os anos, com a chegada do verão e das chuvas, aumentam os casos de dengue no país. Um levantamento elaborado pelo Ministério da Saúde indica que 77 municípios brasileiros estão em situação de risco para a doença e 375 em situação de alerta.
O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) traça um panorama para identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue. Em 2012, o estudo foi realizado em 1.239 municípios, dos quais 787 apresentaram situação satisfatória. – 63% do total. Acesse a lista completa dos municípios pesquisados.
As únicas cidades que aparecem na lista são Florianópolis e Joinville com índices satisfatório. O índice de alerta é 3,9 e surto acima de 4,0. A cidades catarinenses estão totalmente fora de alertas.
Santa Catarina- SC
Índice de Infestação: Satisfatório (< 1)
Municípios IIP
Florianópolis 0
Joinvile 0
O efeito é graças a conscientização e esforço da população em conjunto com poder público.
LIRAa
Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito, sendo índice satisfatório quando está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti.
Prevenção
A melhor forma de previnir a dengue é eliminar o seu vetor de transmissão, o mosquito. Para isso é preciso eliminar os focos de água parada, onde o inseto se reproduz. Não esqueça de tapar caixas d’água e impedir o acúmulo de águas em pneus, garrafas e outros recipientes, como potinhos de planta.
Clique aqui para ver a lista completa
UNOPress