Videira – Inaugurada a pouco mais de um mês, a Sala de Pesquisas On line da Biblioteca Pública Municipal Euclides da Cunha tem registrado grande procura por parte dos videirenses. Segundo Nuves Rosana Fragoso, diretora da Biblioteca, em 26 dias úteis de funcionamento, cerca de 200 pessoas já utilizaram o espaço. “Só nos dois primeiros dias desta semana 37 usuários utilizaram a sala on line, o que é uma demonstração de que Videira estava precisando de um espaço público de inclusão digital”, diz.
Entre os usuários desta quarta-feira (3) estava o estudante Dolizete Fantin, que cursa a 4ª série na Escola Eurico Rauen. Dolizete mora na linha Scussiato, próximo à SC 303 e saiu cedo de casa para garantir um computador liberado, já que há dias de fila de espera para utilizar a sala de pesquisas. “Foi muito importante a Biblioteca abrir esses espaço com computadores para fazermos nossas pesquisas e ampliarmos nosso conhecimento”, destaca o menino.
A estudante Grasiele de Oliveira, da 1ª série do 2º grau da Escola Adelina Régis também tem utilizado a sala. Ela veio do Bairro Amarante para pesquisar um trabalho de aula. "Para mim que não tenho computador em casa é ótimo, porque não preciso pagar uma lan house. Estou fazendo uma pesquisa para um trabalho de química".
O secretário municipal de Educação – Roberto Maraschin Primio explica que a sala de pesquisa on line foi inaugurada no dia 28 de abril e é equipada com 10 computadores que podem ser utilizados das 8h às 17h30, horário de funcionamento da Biblioteca. O acesso é gratuito, bastando apenas fazer o cadastro que também permite retirar livros por empréstimo. "Com essa sala de pesquisa on line, incluímos Videira dentre as cidades que tem acesso gratuito à rede mundial de computadores disponibilizados pelo Poder Público”.
Maraschin Primo destaca ainda que com essa iniciativa, a administração cumpre com mais uma proposta do Plano de Governo de Carelli e Dr. Jorge, que prevê a informatização da Biblioteca Pública, cujo processo também contempla o cadastramento digital do acervo, que já foi iniciado.
Fonte:Silvia Angélica Palma
Jornalista