Jaraguá do Sul – A sétima edição do Aqui Eu Moro, Aqui Eu Cuido contempla os bairros Ilha da Figueira, Boa Vista e Águas Claras, onde o Arrastão da Limpeza acontece neste sábado (05), quando a equipe do programa passará para recolher o material: restos de madeira, móveis inutilizados e podas de árvores, além de recicláveis – papel, plástico, vidro, lata e sucatas –, que devem estar separados dos outros materiais para facilitar a coleta pelo pessoal do caminhão Recicla Jaraguá. Assim como nas edições anteriores, a comissão organizadora do programa solicita aos moradores que deixem este lixo na calçada, em frente às suas casas, já na sexta-feira (04). A medida tem como objetivo agilizar o trabalho de coleta no sábado.
A organização do Aqui Eu Moro, Aqui Eu Cuido enfatiza que não são recolhidos restos de construção, pneus e lixo domiciliar. “Lembramos, também, que os moradores somente podem efetuar a poda de árvores que estejam dentro de sua propriedade”, orienta César Humberto Rocha, diretor-presidente da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente – entidade responsável pela coordenação do programa.
DOAÇÕES – Os moradores destes bairros interessados em doar móveis, eletrodomésticos, roupas, calçados, colchões, tijolos e telhas podem ligar gratuitamente para o telefone 0800-642-0156. As doações devem estar em condições de uso. O que não estiver em bom estado vai ser recolhido como sucata no dia do Arrastão da Limpeza.
Esta será a última edição de 2009 do programa, que fechará o ano contemplando 23 bairros. Até agora, 20 bairros já foram envolvidos no Aqui Eu Moro, Aqui Eu Cuido em suas cinco seis realizadas entre os meses de junho e novembro, resultando no recolhimento de 2.668 toneladas de lixo, 23 toneladas de recicláveis e duas toneladas de entulhos retiradas de rios. Também foram efetuadas 102 notificações para proprietários de terrenos baldios, resultando na limpeza de 82,3% dos imóveis notificados.
Cada edição do programa envolve em média a participação de 100 pessoas, entre voluntários e servidores municipais. Em equipamentos, a Prefeitura de Jaraguá utiliza dez caminhões, três carregadeiras e cinco carros. O programa prosseguirá no próximo ano, quando quando estão previstas mais cinco edições – em datas ainda a serem agendadas –, contemplando um total de 19 bairros da cidade.
Fonte : Assessoria de Imprensa