Blumenau – O prefeito em exercício de Blumenau, Rufinus Seibt, lidera missão internacional de oito dias a Portugal a partir desta quinta-feira, dia 08, em busca de novas parcerias para o desenvolvimento de Blumenau. Na agenda da missão estão reuniões com autoridades e empresários nas cidades de Lisboa, Covilhã e Porto. Durante a viagem do prefeito em exercício, responderá pela Chefia do Executivo o presidente da Câmara Municipal de Blumenau, vereador Jens Juergen Mantau. O retorno de Rufinus está previsto para o próximo dia 17. Rufinus viaja em companhia do secretário de Desenvolvimento Econômico, Valdair Matias e do secretário de Turismo, José Eduardo Bahls de Almeida.
O primeiro compromisso da viagem será em Lisboa, no sábado, dia 10, quando os blumenauenses visitam a 8ª Feira de Viagens Mundo Abreu, no Parque das Nações, em Lisboa. Juntamente com uma delegação do Governo do Estado, participam, ainda no sábado, de uma reunião no Stand do Estado de Santa Catarina. “Queremos divulgar não só a potencialidade turística de Blumenau, bem como, oportunidades de negócios nos diferentes ramos de atividade”, acrescenta o prefeito em exercício, Rufinus Seibt.
O secretário José Eduardo Bahls de Almeida observou que Portugal investe em turismo de forma agressiva no Brasil, principalmente no Nordeste. Já no Sudeste e no Sul, em outras atividades econômicas. “Santa Catarina, pela economia diversificada é, sem dúvida, forte concorrente na disputa destes investimentos, inclusive na atividade turística que, conforme estudos realizados, é pouco divulgada naquele país”, enfatiza.
Os blumenauenses estarão em Covilhã nos próximos dias 12 e 13, onde retomam as parcerias do intercâmbio sócioeconômico entre as duas cidades. No documento, assinado em 2006, prevê-se a troca de experiências com empresas de alta tecnologia, principalmente no ramo da Tecnologia da Informação. No programa, estão previstas visitas ao Distrito Industrial, ao Parque Tecnológico Park Urbis e à universidade. Participam, ainda, em uma palestra com o vereador e diretor do Park Urbis, Pedro Farromba. Na agenda visitarão também uma usina de transformação de lixo orgânico em energia elétrica.
“A história de Covilhã é muito parecida com a de Blumenau. No início, a economia baseava-se essencialmente da atividade têxtil. Com a crise mundial do setor a cidade precisou buscar novas alternativas. E, a partir disso, investiu pesadamente em educação, alta tecnologia e cultura. Com estes exemplos, queremos buscar possibilidades para Blumenau”, explica o secretário Valdair Matias quando acrescenta ainda que iniciativas como esta costumam abrir canais de relacionamento que incrementam os negócios entre as empresas, com a consequente ampliação das oportunidades de emprego e renda para a população.
Na quarta-feira, dia 14, a delegação vai à Porto, onde serão recepcionados por um grupo de empresários. Inicialmente, conhecem projetos específicos nas áreas de preservação ambiental e sustentabilidade. Na sequência, a comitiva conhece o funcionamento, viabilidade e custos para instalação de um metrô de superfície.
Segundo Matias, é um meio de transporte que não polui e torna-se uma alternativa para aliviar o trânsito de Blumenau. O Veículo Leve Sobre Trilho já está previsto no projeto Blumenau 2050. A Comitiva retorna ao Brasil, no sábado, dia 17.
