Rio do Sul – A AMA Cia de Dança leva a poesia e a reflexão do espetáculo “Amarras” ao Alto Vale catarinense para a abertura do 3 Rio do Sul em Dança, no próximo dia 21 de maio, às 19 horas. Promovido pela Fundação Cultural de Rio do Sul, o evento reunirá cerca de 350 bailarinos, de 35 grupos de Santa Catarina e Paraná, em três dias dedicados à dança. O espetáculo será realizado no Cine Teatro Dom Bosco e os ingressos podem ser adquiridos a R$ 5,00.
Inspirado na obra “Do Coração e suas Amarras”, do poeta João de Jesus Paes Loureiro, “Amarras” foi criada em 2008 e é fruto de um trabalho de pesquisa que durou cerca de seis meses, realizado pelo diretor e coreógrafo Amarildo Cassiano. Desde o segundo semestre do ano passado, a peça está percorrendo o Estado, em sua primeira turnê. Já passou por Joinville, Florianópolis, São Francisco do Sul, Itajaí e Joaçaba. Após a apresentação em Rio do Sul, segue para Lages e Pomerode.
Contemporânea, “Amarras” traz a linguagem poética que caracteriza o trabalho de Amarildo e expõe suas referências, traduzidas na literatura, na música e na dança. A composição da obra conta com bailarinos-intérpretes, que participam da criação da coreografia em um processo teatral, onde buscam dentro de si os movimentos e sentimentos que colocam em cena. O resultado é uma peça para adultos, com alta carga dramática e cenas de paixão, violência e sexo. Um espetáculo em que – gostando-se ou não – é impossível ficar indiferente.
Ficha técnica:
Direção geral e artística – Amarildo Cassiano
Direção Executiva – Cláudia Maiole
Assistente de direção – Maria Fortuna
Bailarinos-intérpretes – Aline Godinho, Diego de Souza, Érika Rosendo, Vilson de Souza
Designer de luz – Vinicius Cunha
Figurino – Angélica Brognoli
Arte – Giovana Piroli
Fotos – Pena Filho
Duração – 40 minutos
Serviço:
O quê – Espetáculo “Amarras”
Onde – Cine Teatro Dom Bosco, em Rio do Sul
Quando – Sexta-feira, 21 de maio, às 19 horas
Ingressos – R$ 5,00
Sobre a AMA Cia de Dança
Criada em 2007, a AMA Cia de Dança apresenta uma linguagem contemporânea, poética, e um trabalho voltado para a pesquisa cênica e criação coreográfica. Tem a proposta de desenvolver obras completas, com bailarinos-intérpretes contribuindo para disseminar a dança como arte.
Para isto, abre espaço para que os jovens talentos da área atuem profissionalmente, tanto na dança, quanto na composição de luz, som e demais elementos cênicos, e para a formação de um público com olhar crítico.
A AMA Cia de Dança estreou com o espetáculo “Rupture”, sob a direção de Amarildo Cassiano, em 2007, e em 2008 lançou seu segundo trabalho, “Amarras”, que segue em cartaz por diversas cidades de Santa Catarina.
A direção geral é de Amarildo Cassiano, que, junto com Cláudia Maiole, fundou a AMA Cia de Dança. Com mais de 20 anos de atuação no cenário nacional da dança, Amarildo é professor de Dança Contemporânea da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Joinville (SC), desde 2004. Sua principal referência profissional é o Ballet Stagium, de São Paulo, onde atuou por mais de 10 anos como bailarino, professor, ensaiador, maitre. Participou como jurado e professor em diversos festivais no Brasil e exterior, como no Grand Concours International de Danse Classique e Danse Contemporaine (França – 2006).
A direção executiva da AMA é de Cláudia Maiole, que conta com 26 de anos de atuação na área da dança, como arte-educadora, coreógrafa e produtora cultural. Atualmente é professora da Escola Municipal de Ballet, na Casa da Cultura “Fausto Rocha Jr.”, em Joinville (SC). Tem sua formação pela Escola de Dança Pavlova Ballet, de Apucarana (PR), onde atuou de 1983 a 1998. Também foi bailarina no Grupo Superior de Dança Fundação Teatro Guaíra/PUC (PR) e professora em várias escolas do Paraná e de Joinville.
A AMA Cia de Dança conta com o apoio da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que cede espaço para os ensaios da companhia. E viabiliza seus projetos com recursos de leis de incentivo à cultura.
Informações:
Cláudia Maiole – diretora Executiva da AMA Cia de Dança – 9901-1386
Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia
Maria Cristina Dias
(47) 3801-2351 / 8401-2521
Mariacristinadias1@gmail.com
MSN: Maria.cristina.dias@bol.com.br
AI/Redação24Horas