Criciúma – O prefeito Clésio Salvaro e o vice Márcio Búrigo estiveram reunidos com empresários e lideranças, na manhã de hoje (22), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O tema do encontro foi: “Rio Criciúma. Que cidade nós queremos”. O prefeito salientou que os próximos 90 dias serão importantes para a discussão deste assunto. “Muitos trabalhos já foram executados no Rio Criciúma. Constantemente são retirados diversos materiais, como pneus e até fogão. Isso já ajudou a minimizar as enchentes na cidade”, ressaltou. Mais de 30 toneladas de lixo já foram retiradas do leito do rio.
O engenheiro e um dos integrantes do comitê gestor, Sergio Hülse, mencionou que a revitalização do Rio Criciúma vai permitir que a sociedade decida o que é melhor para a cidade. Uma das medidas apontadas pelo governo municipal, é construir um empreendimento em um espaço de cinco metros às margens do Rio Criciúma. “Vai da consciência de cada um. Esses cinco metros serviriam como reservatório de água”, falou Hülse, afirmando que a proposta, se houver consenso, é, em alguns pontos, cobrir o Rio Criciúma, mas tudo dentro da lei, mantendo, assim, o leito atual.
Além do rio Criciúma, o canal auxiliar também entrou em discussão. A obra já tem verba garantida do governo federal, de R$ 23 milhões. O valor da execução do projeto é de R$ 1 milhão. A intenção é de que em até 120 dias, esse projeto esteja pronto para depois ser licitado. As intervenções ocorrerão ao longo do rio em uma extensão de cinco mil e trezentos metros, sendo que, parte dessa metragem (dois mil metros), será para o canal auxiliar na área central. “Isso vai resolver o problema de enchentes na cidade”, mencionou o vice-prefeito Márcio Búrigo.
Outras audiências públicas serão agendas para a discussão desse assunto. O secretário do sistema Viário Abrahão Artur Souza, o presidente da Famcri, Julio Cezar Colombo, o presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Sérgio Zappelini e o engenheiro do sistema Viário, Roberto Búrigo, estiveram presentes no encontro. “Vamos nos deparar com algumas opiniões contrárias, mas precisamos da opinião e apoio do cidadão criciumense”, finalizou Salvaro.
Fonte: Assessoría de Imprensa