Sombrio – Mais que uma Reunião Pedagógica, o encontro entre coordenadores, educadores e alunos envolvidos com o Verde é Vida foi o momento de mostrar os bons resultados colhidos com as ações relacionadas ao Projeto. Sombrio foi o município anfitrião, recebendo no auditório da Escola Municipal Professor Alda Santos de Vargas seus vizinhos de Araranguá e São João do Sul.
O Projeto Verde é Vida foi idealizado e desenvolvido pela Associação dos Fumicultores do Brasil, a Afubra, e é executado em mais de 60 municípios nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. O principal objetivo é, em parceria com os poderes públicos, desenvolver atividades ambientais, sociais e culturais, contribuindo para a cidadania e a consciência ambiental na sociedade.
Em Sombrio, o Verde é Vida é executado junto às escolas Juvenil da Cunha Collares, da comunidade de Boa Esperança, Fioravante Minatto, de Garuva, Nilza Matos Pereira, do Bairro São Luiz, Alcides de Souza Pereira, de Raizeira, Campo D’Água e Santa Fé, todas da rede municipal de ensino. “Este é o primeiro ano em que o Projeto é praticado em nossas escolas, mas já podemos verificar os bons resultados, com conquista até de prêmios em eventos do Verde é Vida”, afirmou Christhina Souza de Luca, Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Sombrio.
Na abertura do encontro, foram realizadas apresentações artísticas, como a execução do hino nacional pelos alunos do Ceac (Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente) de Sombrio, musical pelos integrantes do Grupo Ciello Di Fiore, da Escola Fioravante Minatto, e mostras de trabalhos desenvolvidos dentro do Projeto Verde é Vida pelos três municípios.
Parte da manhã e toda a tarde foram destinadas às discussões pedagógicas, lideradas por José Leon Fernandes, coordenador do Projeto. Além de sua presença e da Secretária Christhina, participaram ainda os coordenadores pedagógicos do Verde é Vida de Sombrio, Josiane Santos Medeiros, de São João do Sul, Jucélia Camilo Morais, de Araranguá, Silon Souza Vieira, e regional, Leandro da Silva.
No encontro foram avaliados os resultados verificados em 2009 e alguns planejamentos para o próximo ano nos três municípios da região envolvidos no Projeto Verde é Vida.
Fonte: Assessoria de imprensa
