São Bento do Sul – A equipe coordenadora do programa Famílias de Apoio da Prefeitura de São Bento do Sul recebeu a visita, nesta sexta-feira 01, de representantes do poder público da cidade de Apiúna. No encontro foram apresentados objetivos e métodos de trabalho do programa além do depoimento de uma família acolhedora.
A reunião foi realizada na secretaria de Assistência Social com a presença da secretária Lindacir Conde, do diretor do programa Valdecir Ropelato e demais integrantes da equipe. Segundo o secretário de Saúde e Promoção Social de Apiúna, Roque Nogueira, a intenção é conhecer o programa para poder implantar um modelo parecido naquela cidade. “Estamos buscando uma forma de tratar a questão do acompanhamento do menor em situação de risco e o programa realizado em São Bento pode nos ajudar na implantação de algo parecido”, relata o secretário.
O programa Famílias de Apoio tem servido de modelo em outras ocasiões. Segundo Valdecir são 32 cidades de Santa Catarina que já tem o projeto implantado e mais 60 ainda trabalham na estruturação. “Recentemente tivemos em Florianópolis onde fomos recebidos pela secretária Ursula Carreirão para tratarmos desse mesmo assunto”, conta Ropelato. Na capital o programa executado em São Bento serviu de apoio para a formulação da Lei que trata do assunto.
Valdecir ressaltou ainda a dificuldade encontrada pelos municípios quando existe a necessidade de encaminhar menores, de acordo com ordem judicial, para abrigos. “É difícil conseguir uma vaga e com o programa Família de Apoio a criança pode ficar na mesma cidade e em ambiente familiar, para ela isso é muito importante pois o momento pelo qual ela passa é delicado e receber apoio, carinho e atenção ajuda no seu desenvolvimento”, completa e lembra ainda que o objetivo principal do programa é trabalhar para que a criança volte para a família de origem. Para isso a equipe faz orientações, além do acompanhamento psicológico, pedagogo e assistencial com os pais e também com os menores.
UNOPress