Um grupo de professores de Língua Portuguesa da Grande Florianópolis esteve reunido nesta quinta-feira (3), no auditório da Secretaria de Estado da Educação, para reorganizar os conceitos e conteúdos da disciplina. De acordo com o gerente de ensino fundamental da Secretaria, Isaac Ferreira, o mesmo procedimento está ocorrendo em todas as matérias que compõem o currículo escolar. “O objetivo é que com essa reorganização, que implica, entre outras coisas, numa mudança de postura do professor, os conteúdos pedagógicos cheguem de fato até ao aluno”, declara o gerente.
Nos dias 17, 26, 27 e 30 de novembro, o processo de reorganização dos conceitos e conteúdos da disciplina de Ensino Religioso também foi discutido na Secretaria da Educação entre outros professores que integram o quadro das escolas vinculadas à Gerência Regional de Educação da Grande Florianópolis. Tanto para essa disciplina como para as demais, a Gerência elaborou um projeto de formação continuada onde os educadores com auxílio de consultores refletiram sobre a reorganização do currículo do Ensino Fundamental.
A etapa final dos debates que estão ocorrendo, também, em outros locais de Florianópolis e São José, resultará em um documento para cada disciplina.“O documento produzido, por exemplo, para o Ensino Religioso irá nortear e auxiliar os professores a desenvolverem os pressupostos teórico-metodológicos da Proposta Curricular de Santa Catarina, nas unidades escolares da Grande Florianópolis, a partir de 2010”, informou o coordenador de Ensino Religioso da Secretaria da Educação, Elcio Cecchetti.
O trabalho das equipes de educadores multiplicadores concentrou-se na reorganização dos conceitos e conteúdos da disciplina e num segundo momento, eles distribuíram essa organização pelas nove séries do Ensino Fundamental.
Fonte: Assessoria de imprensa