Florianópolis – Trinta e cinco professores de escolas públicas de todo o País que desenvolvem ações pedagógicas com bons resultados, entre eles três da rede pública estadual, foram selecionados e premiados na quinta-feira (3), durante solenidade, em Brasília. A cerimônia de entrega de premiação
aconteceu no auditório do Ministério da Educação, com a presença do ministro Fernando Haddad. Além dos três trabalhos realizados pelos professores da educação infantil, ensino médio e do ensino fundamental, a professora Geisa Pires, de Florianópolis, recebeu menção honrosa pelo trabalho voltado à educação infantil.
A notícia agradou o secretário Paulo Bauer, que acredita na competência dos educadores catarinenses e no esforço de uma grande parcela em passar para os seus alunos experiências bem sucedidas. “Além desse empenho dos nossos educadores, sabemos que Santa Catarina está entre os primeiros
Estados com percentual alto de professores habilitados, cerca de 88%, pertencentes ao quadro do magistério da Secretaria de Estado da Educação”, informou Bauer.
A listagem dos profissionais selecionados foi publicada, por meio de portaria, no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira (9). Os catarinenses premiados foram: Arideia Gonçalves Leão, atuante na educação infantil, com o projeto “Delícias e Mistérios do Mar”; Patrícia Machado de Freitas, com o trabalho “O Mágico de Oz : Descobrindo as Surpresas do Caminho de Tijolos Amarelos”, na categoria das séries iniciais (1a a 4a ) do ensino fundamental; e Tatiana Bianca Rebelo Basso, com o projeto “Telejornal na Escola”, no seguimento séries finais do ensino fundamental (5a a 9a).
Nesta quarta edição do “Prêmio Professores do Brasil” foram escolhidos sete projetos da educação infantil, oito das séries iniciais do ensino fundamental, dez das séries finais e dez do ensino médio. Os professores premiados receberam R$ 5 mil. As escolas nas quais foram desenvolvidas as experiências ganharam equipamentos audiovisuais ou multimídia, a critério de cada uma, no valor de até R$ 2 mil.
Promovido pelo MEC, em parceria com as secretarias de educação, o evento seleciona experiências já realizadas ou em andamento, que contribuam para a educação básica.
Exemplo de criatividade – Com computador, uma câmera digital, um microfone e valendo-se de muita criatividade estudantes da 4a série do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Júlia Lopes, da rede pública estadual de Blumenau, produziram o Telejornal da Escola. Idealizado pela
professora Tatiana Bianca Rebelo Basso, o projeto ficou entre os escolhidos no “Prêmio Professores do Brasil 2009”.
Em sua primeira edição, o telejornal envolveu alunos de 1a a 8a série do ensino fundamental, sendo que a apresentação ficou por conta dos que estudam na 4a séries. Foram eles, também, que entrevistaram merendeiras, professores, alunos e direção da unidade escolar. Com duração de 20
minutos e exibido no pátio da escola, o programa reuniu os conhecimentos obtidos em sala de aula, trabalhos de estudantes e os eventos e o histórico da escola.
Segundo a professora, foram os próprios alunos que elaboraram as pautas, os roteiros de entrevistas, pesquisa de campo e o trabalho no Word, filmaram e editaram as matérias no movie maker, software de produção de vídeos. O telejornal exibiu uma matéria especial sobre a “Semana do Meio
Ambiente”, entre 1o e 5 de junho, abordando a importância das atitudes para preservação ambiental.
A próxima edição está programada para setembro. “É um projeto contínuo e que interage com a comunidade escolar. Queremos ampliar por meio de intercâmbio com toda a escola, proporcionando espaço destinado a leitura de textos e crônicas de alunos”, planeja a autora do projeto. Outra meta é
selecionar estudantes de outras séries do ensino fundamental para a produção, edição e apresentação do programa.
Professora sem especialização na área de Tecnologia, ela soube aproveitar o que lhe foi oferecido: um curso de capacitação (de uma semana) sobre o software movie maker, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação há 3 anos. Foi a partir do curso que Tatiana aprendeu a fazer montagem e
roteiro de peças teatrais, a filmar e editar, utilizando equipamentos tecnológicos, começando pelo computador.
Professora e alunos souberam usar com inteligência e criatividade a Sala de Informática da escola e os equipamentos. Os estudantes aprenderam a digitar, a usar a câmera e editar textos e imagens. “Foi a disposição e o entusiasmo deles que nos ajudou a trazer a tecnologia para a escola”,
declara Tatiana.
Fonte: Assessoria de imprensa