Videira – A Prefeitura de Videira, através da Secretaria de Administração e o Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Videira (Inprevid) iniciam na segunda-feira (12), o recadastramento dos servidores efetivos do Poder Executivo (ativos ou aposentados) e pensionistas. Com os novos números será possível digitalizar e modernizar o banco de dados do Inprevid, atualizando as informações pessoais de todos os colaboradores, além de planejar o futuro financeiro do Instituto.
O processo de recadastramento será feito para todas as secretarias, departamentos e fundações municipais. Para se recadastrar os servidores devem comparecer a sede do Inprevid, com documentos originais conforme relação anexa no último contra-cheque. O Instituto está localizado na rua Fiorindo Pires, nº 15 – sala 01, em frente a Prefeitura, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
No total, 1.159 servidores, entre efetivos, aposentados ou pensionistas, deverão se recadastrar. Para atender todo o fluxo, foi montado o seguinte cronograma:
-De 12 a 16 de julho deverão se recadastrar os servidores do Paço Municipal;
-De 19 a 23 de julho serão os servidores da Secretaria de Agricultura e Meio -Ambiente, Secretaria de Turismo e Cultura e Fundação Municipal de Esportes;
-De 26 a 30 de julho é a vez dos servidores do Departamento de Ação Social;
-E de 2 a 6 de agosto, funcionários da Secretaria de Infraestrutura e Departamento de Serviços Urbanos (DSU).
Para os servidores das secretarias de Saúde e Educação, a Prefeitura e o Inprevid estão montando uma estratégia diferenciada, já que são os órgãos com maior número de servidores e que prestam serviços essenciais, dificultando o deslocamento até a sede do Inprevid. Para atender esses funcionários, uma pessoa deverá percorrer escolas, Cemeis e postos de saúde, a fim de realizar o cadastro, previsto para encerrar em outubro. O servidor que não se recadastrar nesse prazo estará sujeito a suspensão do pagamento.
Segundo o prefeito Wilmar Carelli, o recadastramento oferecerá um raio-x completo do quadro de servidores ativos e inativos do município. Ao fornecer informações de como vive, grau de escolaridade, número de dependentes, entre outros dados, o servidor permitirá que o Instituto de Previdência, faça um planejamento financeiro e mantenha no futuro, condições de realizar o pagamento de aposentados ou servidores e dependentes que necessitarem de pensões ou aposentadorias. O resultado apontado pelo senso também servirá de base para o aporte financeiro que o município terá que dar ao Inprevid, a partir de 2011. “Hoje o Inprevid não tem esses dados e, portanto não pode fazer um planejamento ou projetar futuros gastos, por isso, essa iniciativa é de extrema importância e reflete a responsabilidade com que tratamos o futuro de nossos servidores”, disse o prefeito.
Carelli explica também, que a intenção é que as informações coletadas durante o censo sejam digitalizadas e posteriormente disponibilizadas aos servidores através de um portal. Com a medida, o funcionário que tiver acesso a internet em qualquer lugar, poderá acessar seus dados funcionais e acompanhar por exemplo, quanto tempo falta para se aposentar. “Com essa iniciativa estamos cumprindo mais um item de nosso Plano de Governo que previa a modernização da Administração Pública”.
AI/Redação 24 horas