Florianópolis – Na última segunda (22), o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Antonio Ceron recebeu o professor da Universidade Federal de Viçosa-MG, Osvaldo Ribeiro; o técnico do Centro de Desenvolvimento em Aqüicultura e Pesca da Epagri (Cedap), Fabiano Müller Silva; e os sócios do Ranário Antonio Carlos (Ranac), Flavio Lawless e Ademar Pereira. O motivo do encontro foi discutir a implantação do cultivo de rãs em Santa Catarina.
De acordo com Flavio, a proposta é construir uma produção integrada no Estado, em que os pequenos produtores oferecem a matéria prima para o Ranac. Os sócios buscam o apoio da Secretaria da Agricultura e da Epagri para o treinamento dos técnicos e incentivo dos produtores rurais. Os sócios afirmam que o objetivo do projeto é proporcionar uma alternativa de renda para os agricultores, contribuindo também para a diminuição do êxodo rural.
O projeto é para o período de três anos e, inicialmente, conta com o treinamento de 25 técnicos da Secretaria da Agricultura, Epagri e das
prefeituras. A meta é atingir 40 famílias rurais, o que significa 120 envolvidos diretos e cerca de 350 indiretos. “Temos mercados interno e externo deficitários de carne de rã, com o envolvimento dos produtores com certeza teremos sucesso”, diz Flavio.
O secretário encaminhou a proposta para análise técnica e designou um assessor para acompanhar o desenvolvimento do projeto. “A proposta é interessante e deve ser estudada, com a ranicultura podemos inserir um novo item na pauta de exportações de Santa Catarina”, conclui Ceron.
AI/Redação 24 Horas