Tubarão – O prefeito em exercício, Felippe Luiz Collaço assinou nesta quinta-feira (14), o Termo de Adesão ao Programa PET-Saúde em Tubarão
Tubarão – A partir da assinatura do termo, o município de Tubarão se habilita a participar de uma rede que tem como pressuposto a educação pelo trabalho, oferecendo bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde.
O município vai aguardar agora o resultado da seleção divulgado por meio de Edital expedido pelo Ministério da Saúde. “Se formos aprovados, teremos uma injeção de mais R$ 400 mil em bolsas destinadas a pesquisadores e alunos da Saúde, em Tubarão, além de qualificar uma dezena de agentes de Saúde, promovendo a modernização dos serviços da área oferecidos ao cidadão tubaronense”, ressalta o Pepê Collaço.
O PET-Saúde é uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde – em implementação no país desde 2005. Em Tubarão, o Pró-Saúde, resultado da parceria entre a prefeitura e a Unisul, vem sendo implantado desde o início de 2009, na Clínica Dr, Arnaldo Bittencourt.
Cada grupo PET-Saúde é formado por um tutor acadêmico, 30 estudantes, sendo 12 estudantes monitores, que efetivamente recebem bolsas de iniciação ao trabalho e seis preceptores. “Incluir Tubarão na elite dos programas de inovação e modernização da saúde pública, é estar conectado com o futuro das pessoas. As melhorias das condições de vida da população, resultantes deste compromisso social assumido pela Unisul, em parceria com a prefeitura, poderão ser sentidas efetivamente dentro de cinco a sete anos”, salienta o Pró-Reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional da Unsul, Valter Schmitz.
Assessoria de Imprensa